Com apenas um óbito, Cuiabá é a capital brasileira com menor número de mortos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). O dado foi divulgado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) durante transmissão ao vivo na última segunda-feira (20), quando falou sobre sua decisão em relação ao novo decreto municipal. A vítima fatal na capital mato-grossense foi um homem de 79 anos, que morreu dia 16 de abril.

Os números fazem parte do Boletim Epidemiológico Especial número 11, na página 4, com data de 17 de abril de 2020. Apesar da boa posição, o prefeito lembra que o número é fruto de trabalho.

“Tudo isso não cai do céu, é fruto de muito trabalho, muita determinação e foco da equipe da Prefeitura de Cuiabá e do apoio da população e dos empresários. É um sacrifício de todos pelo bem comum. Ter Cuiabá nesta posição vale qualquer restrição, qualquer medida, qualquer restrição no transporte e no comércio. Não devemos comemorar, porque toda vida é importante, mas estamos nesta posição com muito sacrifício e esforço de todos”, comentou Emanuel Pinheiro.

No entanto, ainda é preciso atenção. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Cuiabá está no período de contenção, enquanto outros pontos do país já passam por fases mais avançadas da contaminação pelo novo coronavírus.

“Estamos em um momento seguro, controlado, justamente porque agimos com antecedência, de forma rápida. Com 30 dias depois das medidas de isolamento social estamos em fase de contenção e em uma fase que podemos dizer ainda sob controle. E Cuiabá só está assim porque partimos para medidas restritivas, para o isolamento social para proteger a saúde da população e preparar o nosso sistema de saúde em busca de achatar a curva de propagação do vírus”, explicou o prefeito.

Emanuel pediu que a população continue respeitando os decretos e tomando os cuidados de higienização pessoal e desinfecção dos ambientes, assim como evitando aglomerações e se mantendo em casa o quanto mais for possível.

“Estamos ainda sob controle, mas temos um longo caminho pela frente e o vírus não está sob controle, precisamos sempre seguir os protocolos da Organização Mundial da Saúde e monitorar a situação. Temos um respaldo científico que eu não abro mão e é por ele que eu tomo as minhas decisões. O prefeito sozinho não faz milagre, eu preciso do apoio de toda a população. Preciso que vocês assumam o compromisso de acompanhar e cobrar o cumprimento de todas as medidas”, finalizou.

Fonte | Olhar Direto
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)