A Prefeitura de Rondonópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu 20 novas unidades de aspirador cirúrgico (bomba a vácuo) para o auxílio dos cirurgiões dentistas no atendimento clínico de urgência que está sendo realizado na rede básica de saúde.

A ação segue as orientações da normativa técnica do Ministério da Saúde como medida preventiva na transmissão do Covid-19 proporcionando segurança, conforto e praticidade na realização dos procedimentos. De acordo com o coordenador da Odontologia do Município, Fabrício A. Carvalho, o aparelho diminui a probabilidade de transmissão dentro do consultório odontológico.

A bomba a vácuo aspira fluídos nos procedimentos cirúrgicos, sendo portátil, sem consumo de água, não necessita de adaptações hidráulicas ou elétricas, por isso já está em uso em seis unidades de saúde onde estão ocorrendo atendimentos odontológicos de urgência.

Os aparelhos são acionados por pedal evitando contaminação cruzada e trata os resíduos aspirados antes de descartá-los, evitando contaminar os corpos d’água com patógenos e contribuindo com o meio ambiente.

Fonte e Foto | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)