Em tempos de isolamento social e muitos cuidados para combater a pandemia do coronavírus, a forma como consumimos cultura mudou. De casa, o lazer e o acesso às artes têm sido pelos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) entende que é hora de pensar e fazer diferente. Nesta terça-feira (15.04), às 19h, a Secel lança o Festival Cultura em Casa, por meio transmissão ao vivo on-line nas redes sociais da Secel e da primeira-dama Virginia Mendes. O secretário Allan Kardec Benitez fará a apresentação do edital direto do Cine Teatro Cuiabá, e a live continua com o show Cuiabá Digoreste, de André D’Lucca.

Powered by Rock Convert

“Por conta desse contexto mundial que estamos vivendo, é necessário incentivar as pessoas a permanecerem nas suas casas. E uma das formas de garantir uma permanência produtiva é pensar em uma programação cultural relevante ao cidadão, com conteúdos educativos e de lazer sobre história, arte e cultura mato-grossense. Tudo será transmitido pela internet. É um projeto que busca oferecer acesso, mas também fortalecer nossos laços de identidade e contribuir para a economia da cultura”, destaca o secretário.

O Festival Cultura em Casa será viabilizado pelo Edital Arte e Cultura em Meios Digitais, que tem o objetivo de promover o acesso à arte e fomentar a economia da cultura, seguindo as diretrizes do Plano Estadual da Cultura. A proposta é promover uma programação cultural variada à população, envolvendo artistas e trabalhadores da cultura mato-grossense. De forma geral, serão apresentações artísticas, exibições de obras audiovisuais, oficinas em formato videoaula, contação de histórias, debates e palestras, voltadas para o público adulto e infantojuvenil.

Além do Festival, outras ações paralelas serão desenvolvidas para fomento da cadeia produtiva da cultura. Entre elas, venda de ingressos solidários, o estímulo à contratação de serviços de artistas para serem prestados pós isolamento social, a entrega do Certificado Amigos da Cultura para pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com o programa, e doação de alimentos e itens de higiene para trabalhadores da cultura.

Todas as informações referentes ao edital ficarão disponíveis no site da Secel. E as inscrições serão realizadas de 15 a 22 de abril, também online. Mais informações: spc@secel.mt.gov

A transmissão será feita pelo Instagram: @secelmt e @virginiamendes1

Fonte | Secel  Foto | João Felipe

Powered by Rock Convert
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *