Informações começaram a ser compartilhadas após o governo divulgar o Decreto nº 437, no início deste mês, que obriga a população a usar o equipamento de proteção durante esse período de pandemia do novo coronavírus.

Uma mensagem que circula nas redes sociais sobre a aplicação de multa de R$ 500 ao morador que não usar máscara ao sair na rua, a partir desta segunda-feira (13), é falsa.

As informações começaram a ser compartilhadas após o governo divulgar o Decreto nº 437, no início deste mês, que obriga a população a usar o equipamento de proteção durante esse período de pandemia do novo coronavírus.

Apesar de o decreto prevê multa para quem descumprir a medida, os valores ainda não foram definidos. Nesta semana, será divulgada as sanções para quem descumprir a recomendação.

“A verdade é que, nesta semana, o Governo de Mato Grosso vai realizar uma série de ações de conscientização pelo uso da máscara, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, tanto ao cidadão quanto às empresas. Mas, é fundamental que você já cumpra o decreto e faça o uso da máscara para sua proteção e das pessoas ao seu redor”, disse o governo.

O objetivo é sensibilizar as pessoas pela necessidade do uso da proteção, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, tanto ao cidadão quanto às empresas.

No dia 3 de abril, o governador Mauro Mendes lançou a campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, em que demonstra, seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido.

Assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.

A campanha e o decreto estimulam que as pessoas façam a própria máscara de tecido, principalmente, porque a cirúrgica deve ser reservada para os profissionais de saúde.

Blitz

Durante a semana passada, o Corpo de Bombeiros distribuiu máscaras de tecido à população, em vários pontos de Cuiabá, cidade que mais registrou casos de Covid-19, com 64 confirmações.

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado nesse domingo (12), são 123 casos confirmados da doença e três óbitos registrados em Mato Grosso.

Fonte | G1  Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)