Acontece neste sábado (15) o Dia ‘D’ de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Para atender a população, as unidades básicas de saúde de Rondonópolis estarão funcionando das 7 às 17h. Devem se imunizar crianças e jovens de cinco a 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o sarampo.

O Departamento de Saúde Coletiva informa que não haverá vacinação neste sábado somente nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Industrial, Verde Teto, Vila Goulart, Pindorama e Paulista. As demais unidades estarão abertas para a imunização.

Quem for até os postos de saúde se imunizar contra o sarampo deve portar a caderneta de vacinação. Também será uma oportunidade de atualizar as vacinas para várias outras doenças.

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que busca imunizar crianças e jovens de cinco a 19 anos, teve início na segunda-feira (10) e segue até 13 de março. Neste período, a população deve procurar uma unidade de saúde e se imunizar.

Uma segunda etapa será realizada de 3 a 31 de agosto, com o objetivo de vacinar pessoas com idade entre 30 e 59 anos que ainda não foram imunizadas contra a doença.

O sarampo

A imunização contra o sarampo é fundamental para prevenir a doença, que é infecciosa grave, causada por um vírus, e que pode ser fatal. O sarampo pode ainda causar surdez e cegueira.

Os primeiros sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação os olhos, nariz entupido e escorrendo e mal-estar intenso. Após três a cinco dias outros sintomas como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas e brancas na bochecha, além de conjuntivite aparecem.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Fonte | Assessoria Foto | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)