A previsão é de tempestades com ventos de até 87 km/h entre hoje e sábado (25)

O ciclone que está previsto para se formar no mar não agirá diretamente sobre a cidade do Rio de Janeiro, mas poderá trazer chuva moderada a forte e ventos fortes, de até 76 km/h, nesta quinta-feira. O fenômeno é esperado para o oceano, entre os estados de São Paulo, Rio e Espírito Santo.

Segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, o céu fica encoberto e há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, principalmente entre a tarde e a noite desta quinta-feira, acompanhadas de rajadas de vento moderados a fortes, com mínima de 19 e máxima de 28 graus.

Ainda de acordo com a prefeitura, os modelos numéricos de previsão do tempo estimam um acumulado de chuva em torno de 40 mm para o município do Rio ao longo das 24h desta quinta-feira. Por volta das 10h, havia registro de chuva fraca no Centro do Rio e em bairros das zonas Norte e Oeste, como Guaratiba, Santa Cruz, Madureira e Méier.

A Marinha do Brasil explica que a formação do ciclone está associada a uma zona de convergência sobre uma região com temperatura da superfície do mar entre 26 e 27 graus.

A provável área de formação do ciclone subtropical, ainda segundo a Marinha, será em alto-mar, entre o norte do estado do Rio e o sul do Espírito Santo, com deslocamento inicialmente para sul. Os ventos poderão ocasionar agitação marítima e ondas entre 3 e 4 metros em alto-mar, entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, entre esta quinta-feira e o próximo sábado.

Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a Defesa Civil monitora o litoral do município e alerta pescadores e banhistas para a possibilidade de tempestades e de ventos que podem atingir até 87km/h.

Na sexta-feira, a tendência é de redução da chuva no Rio, que irá variar entre fraca e moderada. Os ventos estarão moderados (18,5 km/h a 51,9 km/h) ao longo do dia.

Já no sábado, ainda como consequência do transporte de umidade, a previsão é de chuvisco/chuva fraca, de forma isolada, durante a madrugada e manhã. No domingo, o tempo volta a ficar estável, com redução da nebulosidade e sem previsão de chuva.

A prefeitura recomenda que os cariocas façam o cadastro gratuito no serviço de alertas da Defesa Civil. Para isso, basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. Além disso, em caso de alagamentos, é recomendado atenção redobrada ao dirigir, cuidado ao caminhar pela água e não ficar próximo à beira de córregos e rios.

Fonte | Exame

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)