A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue a todo vapor com o cronograma de manutenção e recuperação das estradas vicinais na área rural. No momento, são duas frentes de trabalho, uma na grande região da Macaíba e outra na da grande Cascata, ao mesmo tempo, que fazem serviço de patrolamento, cascalhamento, levantamento de leito nos pontos críticos e a abertura dos trechos mais estreitos e de caixas de contenção da água da chuva, entre outros.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Genilton Pereira, o trabalho de manutenção e recuperação das estradas rurais tem como objetivo garantir a trafegabilidade e o acesso de veículos. Com isso, possibilitar o transporte escolar e o escoamento da produção, visando melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais e de suas famílias.

Conforme ele, com o investimento realizado, recentemente, pelo município na aquisição de novos caminhões e maquinários pesados para reforçar a frota, “estamos trabalhando diuturnamente na melhoria das condições das nossas estradas da zona rural”.

Neste ano, mais de 700 quilômetros de estradas vicinais já foram recuperados pela Prefeitura de Rondonópolis, beneficiando moradores da grande região da linha do Rodovia do Peixe, Bananal, Aldeinha, Gleba Rio Vermelho, São João, Morro do Gavião assentamento Olga Benário, Vale Encantado, Chico Mendes, Dom Osório, Pinguela, Café e Estiva. Além de toda a Reserva Tadarimana do povo Boe-Bororo, Banco da Terra Esperança e Vale Encantado, Carimã, Boa Vista, Água Fria, entre outras.

“Seguindo o nosso cronograma de trabalho, entramos com o maquinário na grande região da Macaíba em meados de outubro e já fizemos a recuperação de cerca de 13km”, disse Genilton, acrescentando que esta frente também atenderá as estradas do Globo Recreio e Mata Grande. Paralelamente, um outro conjunto de máquinas trabalha diariamente na grande região da Cascata, para o término das obras iniciadas anteriormente.

Poços

Além desta ação de manutenção e recuperação de estradas, a Prefeitura tem investido recursos próprios na perfuração de poços artesianos na zona rural do município, beneficiado diversas famílias com a resolução do problema de abastecimento de água e fomentando de atividades agrícolas. Assim, o município visa levar dignidade e melhores condições de vida aos moradores de comunidades rurais. Ao todo, o município já perfurou 11 poços na zona rural. Além dos poços, ele destaca que também estão sendo instalados reservatórios com capacidade de 15 mil litros, para garantir água por um longo período do ano.

Paralelamente a estes investimento à perfuração de poços, o município já adquiriu as bombas e os reservatórios para dez outros poços, que estão sendo perfurados num convênio celebrado com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), visando levar água para um maior número de pequenas propriedades e assentamentos de Rondonópolis.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)