A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde desta terça-feira (04) reunião de trabalho com os médico e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde de Rondonópolis para a capacitação de atualização em manejo clínico das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus.

 A capacitação, que contou com assessoria de representantes do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado de Saúde (SES), ocorreu no auditório do Palácio da Cidadania e foi liderada pelo especialista em medicina tropical do Ministério da Saúde, o médico infectoligista Dalcy Albuquerque Filho.

No dia anterior, no mesmo local, a reunião de trabalho foi com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), visando a capacitação destes profissionais para o enfrentamento integrado ao mosquito Aedes aegypti, que é o vetor responsável pela transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika vírus, as chamadas de arboviroses.

De acordo com a gerente do departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, Geraldina Ribeiro, o objetivo da capacitação com os médicos e enfermeiros, bem como com os ACS e ACE, foi de ampliar o olhar para a suspeita dos casos das arboviroses, diagnóstico e tratamento adequados, visando à redução de casos graves e óbitos.

Durante a reunião de trabalho com os médicos e enfermeiros, o especialista em medicina tropical do Ministério da Saúde abordou e orientou sobre os atendimentos em relação a casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika. “As capacitações são importantes para a preparação de todos. Porque só assim vamos garantir que os profissionais de saúde estejam prontos para a identificação e tratamento dessa doença”, comenta.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)