Cinquenta reeducandos da penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, a Mata Grande, estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 por meio do cursinho Zumbi dos Palmares, que é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Rondonópolis. O objetivo da ação é contribuir para ressocialização e abrir novas oportunidades aos internos.

As aulas do cursinho acontecem no período diurno, dentro do próprio complexo. Os alunos recebem gratuitamente todo material apostilado. Este é o segundo ano que as aulas do cursinho Zumbi dos Palmares estão sendo oferecidas na Mata Grande. De acordo com coordenador do cursinho Zumbi do Palmares, Odair José Araújo, a expectativa é que os alunos possam alcançar resultados ainda melhores no Enem deste ano, mas, sobretudo, que possam também almejar novas alternativas para suas vidas.

“A intenção é aumentarmos, a cada ano, a inserção no ensino superior e, consequentemente, contribuirmos de forma efetiva para o processo de reinserção social dessas Pessoas Privadas de Liberdade”, disse.

Ano passado, o cursinho teve 40 alunos e 18 conseguiram ingressar em diversos cursos universitários, como Letras, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Administração, Matemática, Engenharia Agrícola e Zootecnia.

Mais de mil

Idealizado pelo professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Flavio Nascimento e oferecido pela Prefeitura de Rondonópolis gratuitamente para pessoas de baixa renda, o cursinho Zumbi dos Palmares está atendendo no ano letivo de 2019 cerca de mil jovens e adultos que buscam a oportunidade de ingressar numa universidade pública. As aulas acontecem em 12 polos, em escolas de diversas regiões da cidade. Todos os alunos recebem uniforme, apostila e merenda. Este ano estão sendo ofertadas 400 vagas a mais do que foram no ano passado.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)