Sala onde fica o freezer de picolé não possui câmeras e o levantamento das vendas é feito no final do expediente.

Um freezer de picolé sem vendedor e com o caixa aberto foi colocado na entrada do prédio da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá. O intuito do ‘honestômetro’ é testar a honestidade das pessoas que passam pelo órgão.

Cerca de 150 pessoas trabalham no local. Segundo o presidente da Associação dos Auditores da Auditoria Geral do Estado (Assae), André Luiz Costa Ferreira, a sala onde fica o freezer de picolé não possui câmeras e o levantamento das vendas é feito no final do expediente.

Pagamento é depositado em caixinha — Foto: Jonathan Cosme/ TVCA

Pagamento é depositado em caixinha — Foto: Jonathan Cosme/ TVCA

André contou ao G1 que o projeto foi implantado em janeiro deste ano, após reunião com os auditores, que sugeriram a iniciativa. Segundo ele, no início do projeto, a associação tinha uma perda de 5% dos produtos. Atualmente, esse número aumentou para 8%.

“O intuito não é o lucro, é uma forma de testar a integridade das pessoas e mostrar que o controle social funciona. Os produtos estão abertos ao público externo também, inclusive, outras secretarias podem ter acesso”, explicou.

Os picolés são comprados a R$ 1 e vendidos a R$ 2, segundo André. O dinheiro arrecadado é destinado para a administração do local para pagar a energia e o restante para ações da associação.

“Ainda neste ano, pretendemos colocar um freezer com bebidas e a venda funcionará da mesma forma do picolé. Colocamos uma quantidade de produtos e, no fim do dia, verificamos como foi a utilização”, contou.

Para ter um melhor controle do projeto e evitar perdas, André disse que medidas de controle externo devem ser tomadas, como a implantação de uma câmera.

“A população deve ser responsável pela sua própria integridade. No entanto, para diminuir a porcentagem de perdas, pretendemos controlar a situação de forma externa”, ressaltou.

Projeto é denominado Honestômetro — Foto: Jonathan Cosme/ TVCA

Projeto é denominado Honestômetro — Foto: Jonathan Cosme/ TVCA

* Sob a supervisão de Pollyana Araújo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)