Na próxima sexta-feira (24) os profissionais de saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis vão receber um treinamento para trabalhar com o tratamento da Profilaxia Pós Exposição (PEP) ao HIV, uma forma de intervenção para evitar novas infecções pelo vírus.

A gerente do departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariuva Valentim Chaves, comentou que é fundamental a ampliação do acesso ao PEP com prescrição efetiva nos atendimentos em serviços de urgência/emergência, nas unidades básicas de saúde e hospitais da rede pública.

O treinamento PEP, que será realizado das 9 às 11, consiste no atendimento imediato do paciente que foi exposto ao vírus HIV e que seja ministrado o medicamento em até 72 horas para evitar infecção.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 15 minutos no Brasil uma pessoa é infectada com o vírus HIV e Rondonópolis aparece entre os 100 primeiros na lista dos municípios com mais de cem mil habitantes, sendo considerado como prioritário no enfrentamento da doença.

Fonte | Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *