Fenômeno é visível a olho nu e poderá ser observado no Brasil a partir das 17h15

O fenômeno da Lua de Sangue que poderá ser visto nesta sexta-feira (27/7) é considerado o eclipse lunar de maior duração da história da astronomia no século 21. A duração do evento celestial é estimado em cerca de quatro horas, sendo que a Lua ficará totalmente avermelhada por uma hora e 43 minutos.

No Brasil, o eclipse poderá ser visto parcialmente entre 17h15 e 19h19 (horário de Brasília). As regiões costeiras serão as mais privilegiadas. Em Recife, a Lua de Sangue poderá ser observada completamente entre 17h15 e 18h13.

Como acontece? Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua passa pela parte mais profunda da sombra do nosso planeta, a umbra. Ela é atingida pela luz do Sol, e depois os reflexos são espalhados pela atmosfera da Terra com espectro vermelho.

A duração do eclipse depende da localização da Lua na órbita. Nem sempre ela segue o mesmo caminho até a umbra e pode fazer o trajeto pelo meio, e não pela parte mais profunda. No caso da Lua de Sangue, o satélite vai direto pelo meio.

Outro fator que influencia o fenômeno é o quão longe a Lua está da Terra. A órbita do satélite pode mudar do seu ponto mais próximo, o perigeu, a cerca de 363 mil quilômetros para o seu apogeu mais distante, que fica a aproximadamente 406 km de distância.

Quanto mais longe, menor a Lua aparece e mais lenta ela se move. A Lua de Sangue vai ocorrer justamente durante o apogeu lunar.

A posição da Terra também deve ser considerada. O eclipse lunar acontecerá após o nosso planeta ter atingido seu ponto mais distante do Sol, conhecido como afélio. Isso torna a sombra umbral da Terra mais longa e mais larga, mantendo a Lua dentro da umbra por mais tempo.

De acordo com a IFL Science, outro eclipse tão longo só vai acontecer em 9 de junho de 2123, duranco cerca de uma hora, 46 minutos e seis segundos. Uau!

《 Continua depois da publicidade 》

Para acompanhar Fique ligado no horário que a Lua vai nascer em sua cidade. No Nordeste, começa a partir das 17h15 em Recife (PE). Um minuto depois, 17H16, é a vez de João Pessoa (PB), e às 17h19 de Natal (RN). A capital baiana, Salvador, vai poder observar a partir das 17h22.

No Sudeste, a capital Vitória (ES) será a primeira a poder observar a Lua de Sangue, às 17h19. No Rio de Janeiro (RJ), Os cariocas vão poder ver a partir das 17h26. Em Belo Horizonte (MG), acontece às 17h34 e em São Paulo (SP) às 17h39.

Já a região Sul será a última receber o eclipse. Em Florianópolis (SC), será às 17h40 e em Porto Alegre (RS), às 17h46. A capital paranaense, Curitiba, será a última, às 17h47.

É imporante escolher um bom local para acompanhar o fenômeno. Dê preferência à linha do horizonte sem poluição luminosa, e evite ficar em paisagens com muitos prédios e árvores grandes.

A Lua de Sangue pode ser observada a olho nu, sem necessidade de óculos escuros (apenas se você tiver os olhos muito sensíveis). Quem quiser pode usar um equipamento especial, como luneta ou binóculo.

Fonte | Galileu
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)