O bom funcionamento da rede coletora de esgoto depende também da contribuição dos cidadãos. Materiais que são jogados na rede causam entupimentos, obstruções em poços de visita e extravasamento de esgoto nas ruas, ocasionando o retorno dos efluentes para dentro das residências. Além disso, os materiais podem dificultar e danificar o sistema de coleta e tratamento dos resíduos.

Os grandes vilões dos entupimentos da rede de esgoto são os óleos de cozinha, o papel higiênico que é jogado nos vasos sanitários, fraldas, absorventes, restos de comida jogados na pia e muitos outros resíduos que deveriam ser colocados no lixo. Os resíduos descartados de forma inapropriada interferem diretamente no processo de tratamento de esgoto na estação do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

Para reduzir os impactos negativos e desenvolver uma responsabilidade ambiental e social, o Sanear pede à população que utilize o sistema de tratamento de esgoto com responsabilidade, considerando os benefícios ao meio ambiente, o bem-estar da população e a saúde pública.

Veja alguns cuidados importantes:

  • Não jogar restos de comida, pó de café, ervas de tereré, óleos de cozinha e outros resíduos nas pias.
  • Não jogar papel higiênico, bitucas de cigarro, fraldas, absorventes, tubos de pasta de dentes, fio dental, preservativo e outros lixos nos vasos sanitários.
  • As ligações internas devem passar por uma caixa de gordura. Elas detêm a gordura da cozinha, que não será lançada na rede coletora de esgoto. Com o tempo, ocorre o acumulo da gordura nas paredes internas da caixa, causando entupimento e, por isso, ela deve ser higienizada regularmente.
  • Ralos do lado de fora dos imóveis, calhas e tubulações por onde passam águas de chuva não devem ser ligados à rede de esgoto. Isso pode causar o retorno dos resíduos para dentro das residências
Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)