A 1ª edição do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz de 2018 teve início às 8h desta quinta-feira (22) no auditório da Prefeitura Municipal de Rondonópolis com a presença do prefeito Zé Carlos do Pátio, do conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) Ronaldo Ribeiro, do presidente da Câmara Municipal Rodrigo da Zaeli e servidores públicos.

O evento é voltado para prefeitos, vereadores e servidores públicos de 19 municípios da região Sul e tem a finalidade de debater sobre temas inovadores da administração pública, como as Parcerias Público Privada (PPPs), as relações do poder público com as organizações do terceiro setor e a gestão financeira municipal.

De acordo com o conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro o evento é importante para abrir o debate sobre determinados tema.

“Nós trouxemos o corpo técnico do TCE para apresentar e debater temas importantes para a administração pública como reflexo para a população. Os TCEs tem o papel quando necessário em última instância de punição, mas o que nós sempre preservamos é orientar e debater, nós trazemos nossa opinião e ouvimos também, isso é importante para desempenhar um papel melhor,” destacou Ribeiro.

Para o prefeito Zé Carlos do Pátio o TCE cumpre o importante papel de parceiro da administração pública.  “Todo município tem que preocupar com sua administração, fazer planejamento, analisar seus projetos, seus objetivos, traçar bem uma política de gestão pública e ter uma gestão eficaz, tem que ser competente e rápida. O TCE é um grande parceiro dos municípios, sinto que estão evoluindo as normativas para termos mais transparência na gestão pública” ressaltou o prefeito.

Um importante tema a ser debatido nesta edição do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz do TCE-MT são as PPPs e as concessões públicas. Em Rondonópolis, por exemplo, o prefeito lembrou a parceria com a iniciativa privada por meio do projeto “Adote uma Praça”.

“É importante chamar a iniciativa privada, um exemplo é a cooperativa Sicredi que está adotando o horto florestal e está contribuindo com a cidade em políticas públicas. Em ações como esta é importante ser orientado pelo Tribunal de Contas para não ter erros e fazer a trajetória correta cumprindo as normativas,” destacou o prefeito.

Para o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis Rodrigo da Zaeli, as orientações do TCE contribuem diretamente com a administração.

“Esse tipo de evento, faz com que os servidores da Câmara ganhem conhecimento e mais experiência para fazer tudo o que a lei pede dentro da normalidade. Essa fiscalização preventiva e essas orientações dão mais tranquilidade ao servidor e faz com que o Poder Público trabalhe com mais agilidade, mais transparência e levando a resposta mais rápida à sociedade em todos os setores,” destacou o vereador.

A capacitação dos agentes públicos sobre os temas inovadores segue até esta sexta-feira (23) no auditório da Prefeitura de Rondonópolis.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)