Rondonópolis participa da Campanha de Mobilização e Comunicação para Vacinação de Adolescentes contra HPV e Meningite, lançada pelo Ministério da Saúde (MS) no dia 12 de março. Mesmo fazendo parte do calendário vacinal e sendo de rotina, o MS definiu o mês de março para intensificar o chamado para a imunização desse público por meio das vacinas.

A campanha preconiza que meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 devem tomar a vacina contra o HPV. Já a proteção contra a meningite abarca a faixa etária de 11 a 14 anos para ambos os sexos.

Para prevenir contra o HPV são necessárias duas doses da vacina, sendo a segunda ministrada após seis meses da primeira. “É fundamental tomar as duas doses, pois só uma não traz a eficácia pretendida”, alerta a enfermeira do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Maria Alves Santana.

As doses das vacinas estão disponíveis em todos os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) da cidade, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17 horas.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)