Em coletiva de imprensa ocorrida na manhã desta quinta-feira (22) na sala de reuniões do Paço Municipal, o prefeito Zé Carlos do Pátio anunciou a aquisição de mais de 170 computadores com recursos próprios do município, totalizando um investimento da ordem de R$ 700 mil.

A instalação desses equipamentos contribui para a implantação do Prontuário Eletrônico – programa que interliga, por meio de sistema informatizado, toda a Rede Municipal de Saúde, registrando o histórico do paciente e, assim, facilitando o acesso a essas informações tanto por  parte dos profissionais de saúde quanto do próprio usuário e gerando economia de tempo e de recursos.

“A informatização proporciona transparência e organização, permitindo a marcação prévia de consultas e melhorando o atendimento ao paciente. A intenção é que por meio de um sistema informatizado eficiente estruturemos nossa Rede Pública de Saúde, proporcionando um melhor atendimento ao cidadão”, compartilhou Zé Carlos do Pátio.

Apesar do Prontuário Eletrônico do Cidadão ser um programa do Ministério da Saúde que visa armazenar todas as informações referentes a atendimentos, exames, diagnósticos, prescrições médicas e procedimentos realizados pelos usuários das Unidades Básicas de Saúde, o sistema que será instalado em Rondonópolis tem uma abrangência bem maior do que o que é estabelecido pela Pasta Federal.

“O sistema que estamos implantando em Rondonópolis tem uma amplitude muito maior do que o que determina o Ministério da Saúde, já que o nosso alcança não só os PSFs, mas toda a Rede Pública de Saúde do Município. Nesse prontuário serão registradas informações médicas, odontológicas e do cartão de vacinas do usuário”, destacou a secretária de Saúde, Izalba Albuquerque.

Ela ainda adiantou que até agosto deste ano toda a Rede Municipal de Saúde deve estar informatizada e que será lançado o Portal Saúde Rondonópolis, onde ficarão armazenados, online, todos esses dados. “O sistema estará disponível para consulta tanto pelo médico da Rede Pública quanto pelo paciente. Então, com a implantação do Prontuário Eletrônico, vamos otimizar recursos, já que o paciente não vai precisar repetir procedimentos e todas as informações de que o médico precisa estarão disponíveis no sistema informatizado”, explicou a secretária.

Também participaram da reunião a secretária de Governo, Mara Gleibe da Fonseca, membros da equipe da Secretaria de Saúde de Rondonópolis e representantes da Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)