Você pode ter visto em algum momento dos últimos dias os robôs da Boston Dynamics na sua timeline. O mais recente avanço no desenvolvimento dessas criaturinhas é a habilidade de abrir portas. E agora, a empresa quis testar como os cães robóticos reagiriam a um humano tentando impedi-los de realizar a tarefa.

O resultado? A obstinação do chamado SpotMini, como foi batizado o robô, se mostra impressionante. Embora não revide os golpes humanos, ele ignora completamente as tentativas de fazê-lo parar e continua querendo abrir a porta. Spoiler: no final, ele consegue.

Segundo a empresa, a máquina “cabe confortavelmente num escritório ou em casa, pesa 30kg, é 100% elétrica e pode funcionar cerca de 90 minutos sem ser recarregada”. Além disso, o Spot Mini é descrito como o “robô mais silencioso” já construído pela Boston Robotics.

Confira o vídeo:

A Boston Dynamics ganhou ainda mais popularidade depois da última temporada da série Black Mirror, da Netflix. No quinto episódio, uma mulher foge de um cão robótico que a persegue num mundo pós-apocalíptico. O episódio é, de longe, o mais plausível da última temporada, já que a única tecnologia ali é a inteligência artificial dos cachorros-robô. A Boston Dynamics desenvolveu máquinas parecidíssimas — que, inclusive, inspiraram o episódio. No caso da empresa, no entanto, os robôs não têm fins maléficos.

E ela não foi a única a criar cachorros-robô. A Sony recentemente relançou seu cachorrinho-robô Aibo. Na nova versão, ele está repaginado com inteligência artificial. Se você faz carinho, digamos, no queixo ou na barriga do seu cachorro-robô, ele age como se estivesse gostando. É certamente uma versão mais amigável que o SpotMini.

Fonte | Época Negócios

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)