Uma tarde festiva – inauguração da 5ª biblioteca Contêiner na praça Osmar Bonafe – conhecida como praça da Loila, devido a dedicação e cuidado da comunidade liderada pela ex-vereadora – foi mais uma ação do prefeito Léo Bortolin na sua maratona de inaugurações nesse fim de ano. “Tudo que aplica em prol da população não pode ser computado como gasto, mas como investimento e, propiciar a oportunidade de leitura para as crianças e jovens é plantar uma semente de valor imensurável”. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 15.

O projeto Biblioteca Contêiner é uma ação de fomento ao livro, leitura e literatura que busca descentralizar o investimento em equipamentos públicos e melhorar a qualidade de vida nas mais diversas comunidades do município. Foram adquiridas oito (8) bibliotecas contêiner adaptadas e a cada 1500 livros doados é inaugurada uma biblioteca. O interessante, segundo o secretário de Cultura, Wanderson Lana é que essas bibliotecas não tem um cuidador especial, “a comunidade é a responsável e, isso para as crianças é interessante não só pela leitura, mas pela responsabilidade de cuidar do bem público, que é de todos nós”.

Loila Rossato se emocionou ao receber “esse presente” como ela mesma definiu. Segundo a ex-vereadora, na praça brincam cerca de 30 crianças e, “aos finais de semana se faz necessário fechar a rua para evitar algum transtorno”. Quanto à biblioteca ela assumiu mais essa responsabilidade. Recebeu a chave das mãos do prefeito Léo Bortolin que foi enfática “seria bom se em cada praça tivesse uma Loila, a Secretaria de Infraestrutura nem precisaria investir”. Loila acredita que esse incentivo pode trazer grandes resultados “quem sabe não sai daqui, entre nossos leitores um poeta ou escritor?”.

Num segundo momento foi lançado o II Festival de Culturas Urbanas, construído pelo próprio segmento de maneira democrática – skate, patins, bicicleta, break dance, rap e funk, para fomentar as práticas culturais, artísticas e esportivas. Lana entende que as ações culturais não devem ser pontuais, mas ações continuadas e, o prefeito Léo comunga dessa ideia de proporcionar e incentivar a cultura em suas diversas formas, “desde a primeira semana do meu mandato, ainda em janeiro conversei com o Lana e coloquei o pensamento da nossa gestão que é investir na cultura e proporciona oportunidade para as práticas culturais”. E em 2018, segundo Léo, os investimentos no setor serão ainda maiores, porque as atividades culturais em Primavera devem e vão acompanhar o crescimento econômico do município.

O vereador Carlinhos Instrutor falou em nome da Câmara e ressaltou a importância de obras pequenas materialmente, mas grandes nos resultados social e cultural. “Estamos juntos em todas as ações que sejam práticas e que beneficiem a população”. Participaram das festividades os secretários municipais, assessores, vereadores, servidores da Cultura e a comunidade da região.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)