Todo início de ano conta com o calor do verão e as tão esperadas férias. Também é o momento de comprar a lista de material escolar para que as crianças possam desenvolver as atividades no colégio. Esses materiais normalmente representam um valor significativo em dinheiro e se somado a outras contas, você pode ter um custo muito alto . Mas você pode encontrar algumas formas de economizar e ainda educar seus filhos. Veja nesse blog post como montar uma lista de material escolar completa e barata. Confira!

Lista de materiais

A lista de material escolar contém diversos itens que nem sempre possuem um valor amigável. Cada disciplina demanda algo diferente e faz você pensar: será que ele precisa disso tudo? Veja abaixo, uma lista dos principais materiais escolares utilizados em colégios e creches:
  • cadernos;
  • lápis;
  • canetas;
  • folhas de papel para desenho;
  • borracha;
  • tubo de cola;
  • tesoura;
  • apontador;
  • régua;
Algumas matérias/disciplinas pedem materiais específicos, como as aulas de matemática que utilizam, por exemplo, esquadros. Quando somados, os valores formam um resultado final que as vezes chegam a assustar. Portanto, você pode procurar algumas formas para minimizar os gastos com a lista de material escolar.

Utilize materiais antigos

O mundo está passando por uma transformação muito grande e um dos fatores que está inserido nessa mudança é a reutilização de objetos que seriam descartados. Uma boa forma de economizar e ainda educar o seu filho é através da reutilização de materiais antigos. Além de ser uma medida ecologicamente correta, isso irá contribuir para que você gaste menos ao comprar a lista de material escolar. Para fazer isso você pode criar, por exemplo, uma brincadeira: caça materiais. Estimule de forma lúdica, que seu filho o ajude a encontrar cadernos que ainda contém espaços em brancos, borrachas que não foram utilizadas até o fim e outros materiais escolares que ainda podem ser utilizados. No caso de irmãos, por exemplo, você pode otimizar o uso dos materiais e diminuir os custos. Colas, tesouras, réguas e outros materiais não são usados com tanta frequência e podem durar bastante tempo. Por isso, também é bom sempre educar as crianças a cuidarem bem do material escolar.

Obtenha descontos através de compras coletivas

Uma boa estratégia para conseguir descontos ao comprar a lista de material escolar e dar um pouco de alívio ao seu bolso é a compra coletiva. Você pode se juntar a outros pais e responsáveis pelos alunos para comprar seus materiais de forma conjunta e com isso tentar barganhar algum desconto. Isso é interessante a todas as partes. Bom para o comerciante que garante uma venda robusta e também aos compradores que conseguem algum abatimento nos valores.

Procure por alunos de anos anteriores

Um dos itens que mais geram custo na lista de material escolar são os livros didáticos. Normalmente o valor dos livros chega a custar o dobro do que se gasta com outros itens. Entretanto, eles são indispensáveis ao processo de educação. Por isso, você deve encontrar uma maneira de equilibrar essa situação. Uma boa forma é procurar por alunos de anos anteriores e solicitar o empréstimo ou venda do livro por um valor mais em conta. Como estes itens não possuem mais utilidade aos estudantes que passaram de ano, normalmente se consegue comprá-los por um valor muito menor.

Pesquise preços e consulte a internet

Você já deve saber que consultar preços e produtos é uma tarefa inevitável na hora de realizar qualquer tipo de compra. Porém, é sempre válido lembrar, após as férias e com o calor da estação, é possível que a tentação de comprar na primeira loja lhe atraia. Hoje em dia é possível encontrar materiais inclusive na internet. Alguns sites, por exemplo, contam com preços abaixo dos praticados por lojas físicas. É sempre bom dar uma olhadinha para verificar se não constam alguns itens da lista de material escolar com preço mais acessível. Para garantir uma boa educação aos seus filhos é importante participar dos processos que envolvem o seu crescimento. Apesar de ser um momento que gera gastos, o período de volta às aulas é empolgante para as crianças e pode ser uma situação que você mostre a elas alguns valores e atitudes. Esperar para comprar na hora certa, pesquisar antes da compra e reutilizar materiais antigos, podem dar exemplos que serão fundamentais na formação de caráter e personalidade.

Fonte | Uptown Barra

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)