Recebendo o maior investimento da história de Rondonópolis, o prefeito Cláudio Ferreira destacou nesta quinta-feira (18) o anúncio da gigante Inpasa de construir na cidade uma nova biorrefinaria de etanol de grãos, orçada em R$ 2,77 bilhões. O anúncio da empresa foi oficializado junto à imprensa e ainda prevê a ampliação de uma unidade em Nova Mutum (MT).
A nova unidade será construída junto à BR-163, zona rural de Rondonópolis, e já teve, inclusive, pedido de instalação e de licença prévia junto ao órgão ambiental. Cláudio Ferreira disse que recebeu a notícia da Inpasa com muita alegria, ressaltando que isso é o resultado da força do empreendedor brasileiro e do trabalho da gestão em atrair empresas para Rondonópolis.
O gestor ressalta que esse investimento bilionário, que vai gerar até 2.500 empregos durante a construção e 400 empregos fixos na operação, representa o novo momento vivido por Rondonópolis, sendo uma virada de chave no desenvolvimento econômico e social da cidade. “Nós estamos aqui para receber e apoiar os empresários sérios”, repassou.
Diante do novo investimento, Cláudio observou que, desde o começo do mandato, vem trabalhando para atração de grandes empresas para Rondonópolis. “Diminuímos burocracia e estamos implantando o governo digital para aumentar a transparência e o combate àquilo que é errado. Não sou político de carreira, só me filiei em um partido em 2020 e sei das dificuldades de quem quer empreender nesse país”, analisou.
Nesse contexto, o prefeito lembrou ainda que vem trabalhando para fazer de Rondonópolis uma cidade com mais liberdade econômica. “Tanto é verdade que nossa primeira iniciativa como prefeito foi a regulamentação da lei de liberdade econômica no município. Essa usina vai gerar muitos empregos e otimizar a cadeia produtiva de carne e o setor de serviços. É uma grande conquista!”, completou.
SAIBA MAIS
Segundo anunciado pela Inpasa, a biorrefinaria de Rondonópolis será a 10ª unidade da companhia e a 3ª no estado. Com início previsto para o 1º trimestre de 2027, terá capacidade anual para processar 2 milhões de toneladas de grãos, resultando na produção de 1 bilhão de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (ingrediente para nutrição animal), 47 mil toneladas de óleo vegetal e 345 mil GWh de de energia elétrica.
Antes disso, em setembro deste ano, a Inpasa tinha anunciado uma parceria com a Amaggi para construir uma usina de etanol de milho em Rondonópolis, com aporte de R$ 2,5 bilhões. No entanto, na sequência, decidiu encerrar a tratativa da joint venture e seguir sua atuação sozinha na cidade.
Via | Assessoria Fotos | Ednilson Aguiar
Compartilhe:






