Beto Richa quer incluir Apaes no SUAS

Beto Richa quer incluir Apaes no SUAS

Projeto de lei reconhece entidades que atuam na atenção às pessoas com deficiência como integrantes da rede socioassistencial

O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) apresentou projeto de lei que altera a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) para reconhecer formalmente as Apaes e outras entidades privadas sem fins lucrativos que atuam na atenção às pessoas com deficiência como integrantes da rede socioassistencial do país.

Richa afirma que a iniciativa busca corrigir uma lacuna histórica da legislação. “A legislação federal ainda carece de um dispositivo expresso que identifique essas entidades, de forma clara, como integrantes da rede socioassistencial, o que tem gerado insegurança jurídica, divergências interpretativas e entraves administrativos”, explica Richa.

A proposta também estabelece critérios proporcionais para a prestação de contas, declara o relevante interesse público nacional dessas atividades e estimula a participação dessas entidades nos espaços de controle social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

O projeto reconhece o papel complementar dessas instituições em relação ao poder público, especialmente em regiões onde a atuação estatal é insuficiente. Segundo Richa, trata-se de alinhar a lei à realidade já consolidada. “São entidades historicamente consolidadas no território nacional, que desempenham papel relevante, oferecendo serviços permanentes, especializados e de forte inserção comunitária”, diz ele.

Outro ponto central da proposta é a adoção do princípio da proporcionalidade na prestação de contas, levando em consideração o porte das entidades, a natureza das ações desenvolvidas e o volume de recursos públicos eventualmente recebidos. Para Richa, a medida garante equilíbrio sem comprometer a fiscalização. “As exigências administrativas precisam guardar compatibilidade com a realidade das entidades, sem prejuízo do controle pelos órgãos competentes”, afirma Richa.

O texto também declara que as atividades desenvolvidas por essas organizações constituem serviço de relevante interesse público nacional. Para Richa, esse reconhecimento institucional é fundamental. “Esse status reforça a importância social dessas entidades e contribui para maior segurança jurídica em decisões administrativas e judiciais”, afirmou.

Beto Richa enfatiza ainda que a proposta não cria novas despesas obrigatórias nem interfere na autonomia dos entes federativos. “Trata-se de uma iniciativa responsável, que respeita os limites constitucionais e contribui para o fortalecimento da política de assistência social, valorizando o trabalho sério e continuado dessa essas entidades”.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Compartilhe:

Ver mais: