Estudantes de escolas da rede municipal de ensino são os protagonistas do livro “Rondonópolis – A Cidade da Gente”, que será lançado nesta terça-feira (09/12), às 8h, no auditório da Unemat, no antigo aeroporto, em Rondonópolis. O evento ocorre com a presença de alunos, pais, comunidade escolar e autoridades municipais.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, em Rondonópolis, foram selecionadas três unidades escolares que atendem turmas do 6º ano, sendo a Escola Bonifácio Sachetti, no bairro Parque São Jorge; a Escola Vila Paulista Maria Ursulina, no bairro Vila Paulista; e a EMEB Odorico Leocádio da Rosa, no bairro Novo Horizonte.
Ao todo o projeto envolveu 290 alunos em 12 turmas. Os textos foram escritos pelos próprios estudantes. A publicação conta com a participação da jornalista e escritora visual Luciana Nabuco e ilustração de Olavo Costa e Jordí. Toda a tiragem é distribuída gratuitamente para uso didático no município.
O projeto “A Cidade da Gente” promove uma investigação sobre a história e o cotidiano de pequenas e médias cidades brasileiras, como Rondonópolis, envolvendo a participação ativa de crianças de escolas públicas locais.
Cada aluno escolheu um tema entre os patrimônios materiais, imateriais e ambientais da cidade para incluir nas produções textuais, a exemplo da Praça dos Carreiros, Exposul, Rodovia do Peixe, Aldeia Tadarimana, Correio Velho, entre outros.
A intenção do projeto é apoiar a perpetuação e a disseminação da história local, ampliando, entre as crianças, a percepção do valor das riquezas culturais, sociais e ambientais da cidade. Assim, o propósito é contribuir para a construção da identidade, do sentimento de pertencimento e da autoestima dos estudantes.
O livro “Rondonópolis – A Cidade da Gente” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da ADM, a realização da Editora Olhares, a produção Cultural da Doble Cultura e o apoio da Prefeitura de Rondonópolis.
Via | Assessoria
Compartilhe:





