II Seminário de Recuperação Judicial consolida a evolução e a qualificação jurídica da região sul de Mato Grosso

II Seminário de Recuperação Judicial consolida a evolução e a qualificação jurídica da região sul de Mato Grosso

Evento destacou avanços, desafios e a importância da qualificação contínua da advocacia na reestruturação empresarial

Rondonópolis sediou, na semana passada, o II Seminário de Recuperação Judicial da Região Sul de Mato Grosso, consolidando-se como um dos principais fóruns jurídicos do Estado dedicados à discussão sobre reestruturação empresarial e soluções para empresas em crise. Mais de 100 participantes, entre advogados, administradores judiciais e empresários, estiveram presentes.

O encontro foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) por meio da Comissão de Recuperação Judicial da 1ª Subseção de Rondonópolis, Guiratinga, Itiquira e Pedra Preta

A programação contou com palestrantes de referência nacional, como Breno Augusto Pinto de Miranda, Conselheiro Federal da OAB, advogado e administrador judicial; e Gabriel Orleans, advogado especialista em conflitos complexos, contratos, arbitragem e recuperação judicial. Eles, ao lado de outros convidados, contribuíram para um dia de debates técnicos sobre jurisprudência, desafios práticos, tendências e o cenário atual da recuperação judicial em Mato Grosso.

Para o presidente da Comissão de Recuperação Judicial da OAB Subseção Rondonópolis, Pedro Reis, a realização de um seminário regional fortalece o ecossistema jurídico e amplia a capacidade de resposta diante das demandas crescentes de empresas em crise.

“Eventos como este criam um ambiente qualificado de diálogo e integração entre profissionais do Direito, do setor produtivo e da academia. No interior do Estado, onde a realidade econômica é muito ligada ao agronegócio, é fundamental promover debates técnicos que ajudem a construir soluções adequadas à nossa dinâmica empresarial”, afirma Reis.

Reis destaca que, desde a primeira edição em 2023, houve avanços significativos na compreensão e no tratamento dos processos de recuperação judicial na região.

“Observamos uma evolução importante na maturidade jurídica das equipes envolvidas. A advocacia regional está mais preparada para dialogar com o empresário, identificar alternativas e conduzir processos com segurança e eficiência. Esse amadurecimento é fruto direto da capacitação contínua”, ressalta.

OAB-MT reforça maturidade jurídica

O presidente da 1ª Subseção da OAB Rondonópolis, Bruno de Castro Silveira, reforça que a demanda por processos de recuperação judicial tem crescido em Mato Grosso e que a qualificação técnica é determinante para garantir segurança jurídica.

“A advocacia tem papel essencial na manutenção de empregos, no equilíbrio das relações e na proteção das empresas que enfrentam dificuldades. Quando qualificamos os profissionais, qualificamos também o ambiente de negócios e fortalecemos a economia local”, afirma Silveira.

Participante da programação, o diretor tesoureiro da OAB-MT, Max Ferreira Mendes, também reconheceu a importância do tema da recuperação judicial.

“A recuperação judicial é um exercício de múltiplas práticas, e vemos evolução no dia a dia. Hoje temos mais maturidade nas renegociações e nas soluções aplicadas aos processos”, afirma Mendes.

Na abertura, o vice-presidente da OAB/MT, Giovane Santin registrou os inúmeros eventos já realizados pela 1ª subseção e destacou a importância de mais um para fins de qualificação e aprimoramento da advocacia..

O Seminário reforçou a importância de ampliar o conhecimento jurídico e aproximar profissionais, empresas e instituições em torno de soluções modernas e eficazes.

Compartilhe:

Ver mais: