Gastronomia criativa assume papel central em celebrações de Halloween no Brasil, revela pesquisa exclusiva da MBRF

Gastronomia criativa assume papel central em celebrações de Halloween no Brasil, revela pesquisa exclusiva da MBRF

Receitas tradicionais da festa ganham adaptações inovadoras e lúdicas, unindo humor, estética e sabor com um toque brasileiro

O Halloween, comemorado em 31 de outubro, vem ganhando espaço como uma expressão cultural e gastronômica relevante no Brasil nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa exclusiva da área de CRM&Social Listening da MBRF – responsável por marcas como Sadia, Perdigão Qualy, Claybom e Deline – a festa evoluiu de um evento de nicho para um movimento coletivo de experimentação culinária, capaz de traduzir e adaptar imaginário da festa para a cozinha brasileira de forma criativa.

Diferentemente da versão norte-americana – cujo foco são encontros privados e eventos em residências – a gastronomia inovadora e esteticamente atraente fica em evidência no Brasil. Bolos e cupcakes são os protagonistas da festa devido ao seu forte apelo visual e praticidade no preparo, representando 52% das menções relacionadas a receitas inspiradas no Halloween. O cachorro-quente (11%), batata frita (10%), tortas (8,6%) e pastel (6,5%) também estão entre os pratos que mais se destacaram, com criações divertidas como “hot dog de dedos”, “cachorro-quente de múmia”, “pastel de caixão” e “batata frita de vassoura de bruxa”.

A abóbora também foi apontada como um dos ingredientes mais marcantes do Dia das Bruxas no Brasil, com 11% das citações, presente tanto em refeições tradicionais, quanto em adaptações brasileiras. Alimento tradicional da data no exterior, a abóbora passou a funcionar como um elo entre a versão global da festa e a local, ganhando novas interpretações em receitas criativas doces e salgadas.

Redes sociais são peças-chave para expandir gastronomia da festa no Brasil

O estudo demonstrou também que, no Brasil, vivenciar o Halloween no ambiente digital é tão importante quanto celebrar a data na vida real. As redes sociais funcionam como amplificadores culturais, permitindo o compartilhamento de ideias, sabores e símbolos da festa, transformando a data em um verdadeiro ritual de conexão e pertencimento, que engaja diversas comunidades e gerações.  O uso frequente de termos como “modo de preparo”, “receitas” e “ingredientes” em menções à celebração reflete um público que tem interesse não apenas em consumir, mas também em aprender, criar e se expressar por meio da gastronomia.

Plataformas de conteúdos visuais lideram as menções, ditando tendências e incentivando a criação coletiva por meio de uma linguagem acessível e formatos dinâmicos, conquistando milhões de visualizações. O Tik Tok é a rede social com o maior número de citações relacionadas à data (52%), seguida pelo Instagram (26%), graças a publicações temáticas, como receitas e desafios em que usuários reproduzem ou reinventam pratos de forma divertida, trazendo elementos da culinária brasileira e simbolismos do Halloween que se tornam verdadeiros espetáculos visuais.

Festa ganha valor afetivo, com novas gerações como principais entusiastas

O estudo também revelou que o Halloween foi ressignificado no Brasil, adquirindo um caráter emocional graças à sua capacidade de reunir pessoas por meio da imaginação, convivência e criação de memórias afetivas. Assim como o Natal, a data desperta sentimentos de aconchego, encantamento e união, representando o início do ciclo de festas de fim de ano, e tem a culinária como um elemento de conexão e fortalecimento de laços entre famílias, amigos e grupos.

O levantamento foi realizado entre outubro de 2023 e outubro de 2025 a partir de um mapeamento detalhado de menções espontâneas ao tema no Tik Tok, Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Bluesky. O objetivo foi identificar tendências, padrões de comportamento e mobilizações dos brasileiros em relação ao Halloween no país. Ao todo, foram analisadas 579.562 citações sobre o assunto nas redes sociais.

Além disso, dados complementares do TGI contribuíram para identificar como o fenômeno se manifesta em diferentes públicos. De acordo com o estudo, 44% da população nacional já tem interesse em comemorar a data. Jovens são os mais dedicados à festa, com a Geração Z (36%) e Millennials (34%) apresentando maior afinidade com o tema e impulsionando o engajamento nas redes sociais. A Geração X (19%) e os Baby Boomers (11%) tem uma aderência menor, mas significativa, indicando que o Halloween vem crescendo como fenômeno intergeracional.

Sobre Qualy

Qualy é a margarina preferida dos brasileiros, líder de mercado, TOP OF MIND pelo 20º ano consecutivo, marca icônica e está presente em 8 de cada 10 lares brasileiros, em momentos como o café da manhã, lanche da tarde e em diversas receitas culinárias. A marca, que leva constantemente inovação para a categoria, tem o portfólio mais completo de margarinas, com as versões: Cremosa, Vita (fonte de Ômega 6), Light 0% Lactose (55% menos calorias), Aéra (de textura levinha) e Vegê (100% vegetal e ingredientes naturais). Além de estar presente também nas categorias Requeijão e Pão de Queijo. Para Qualy, sustentabilidade não é só reciclar, é também reutilizar. Qualy incentiva a reutilização de cada pote, através do movimento #ReuseQualy, promovido em seus canais digitais. Além disso, em parceria com a eureciclo, a cada pote vendido, outro é reciclado. 

Sobre Claybom   

Claybom é uma marca que está presente na mesa dos brasileiros desde 1950. Com mais de 70 anos de história, Claybom tem em seu portfólio as versões: Cremosa com e sem sal, e a Sabor Manteiga com sal. Em 2023, lançou uma nova receita para todos os produtos que agora contam com creme de leite para mais sabor e cremosidade e um novo time de meninas NHAC! Em 2007, foi comprada por Perdigão e passou a fazer parte do grupo MBRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. 

Sobre Deline  

Desenvolvida pensando no público nordestino, a margarina Deline é a opção perfeita para a elaboração de diversos tipos de receitas, sejam salgadas, doces, para um almoço especial ou para uma receita rápida do café da tarde. Com a versatilidade e com seu sabor característico, Deline deixa os momentos compartilhados com a família e com os amigos ainda mais especiais. A flor de Mandacaru, ícone do Nordeste brasileiro, marca presença na embalagem da Deline, reforçando ainda mais a ligação da marca com o consumidor.  

Sobre a Perdigão 

A Perdigão está presente na casa do consumidor há mais de nove décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas. Com o posicionamento ‘Sabor de Comer Juntos’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar.  

Sobre a Sadia

Marca de alimentos mais valiosa do país, Top of Mind em linguiça calabresa e ceia de Natal em 2025 e eleita a marca mais confiável do país em 2023, está presente na mesa dos consumidores desde a década de 1940. Com o posicionamento “Seu dia pede Sadia”, a marca reforça sua vocação de parceria dos brasileiros em todos os seus momentos, dos cotidianos aos mais especiais. O DNA pioneiro e sua forte presença nos pontos de venda, com um portfólio de produtos completo para todas as refeições e momentos, trazem qualidade e sabor para as rotinas alimentares, sejam elas quais forem.

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