Projeto “Lutando pelo Futuro”, apoiado pelo Sesc-MT, encerra Estadual de Jiu-Jitsu com 84 medalhas

Projeto “Lutando pelo Futuro”, apoiado pelo Sesc-MT, encerra Estadual de Jiu-Jitsu com 84 medalhas

Na última etapa do campeonato, atletas garantiram 31 medalhas e reforçaram o impacto social do esporte entre jovens atendidos pela iniciativa

Os atletas do projeto “1º BPM Marcial – Lutando pelo Futuro”, realizado em parceria entre o Sesc Mato Grosso e a Polícia Militar de Mato Grosso, encerraram o ano com uma conquista marcante, 31 medalhas na 4ª e última etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo, sendo 9 no estilo No Gi (sem quimono) e 22 no estilo Gi (com quimono).  

No No Gi, foram 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze. Já no Gi, a equipe garantiu 11 ouros, 9 pratas e 2 bronzes. A competição, realizada nos dias 25 e 26 de outubro, é promovida pela Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso (FJJE-MT). 

Um ano de conquistas e superação

Com resultados expressivos nas quatro etapas do campeonato, o projeto “Lutando pelo Futuro” encerrou o ano com 84 medalhas conquistadas, uma marca que reflete o empenho dos atletas e o impacto positivo da parceria entre a Polícia Militar e o Sesc-MT. 

A primeira etapa, realizada em março, somou 13 medalhas (10 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze). Em maio, na segunda etapa, os atletas conquistaram 24 medalhas (5 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze). Já a terceira etapa, nos dias 30 e 31 de agosto, foi marcada por 16 medalhas de ouro, 4 de prata e 4 de bronze, reafirmando o bom desempenho da equipe ao longo da temporada. 

Encerrando o circuito estadual em grande estilo, a quarta etapa, nos dias 25 e 26 de outubro, reforçou o compromisso do projeto em formar jovens não apenas como atletas, mas como cidadãos conscientes e resilientes. 

“Esse ano foi de muitos desafios, mas também de superação. No começo, perdi algumas lutas e pensei que não seria o meu ano. Mas continuei treinando, acreditando no que aprendi com meus senseis e contando com todo o apoio do projeto ‘Lutando pelo Futuro’, que sempre me incentivou a seguir firme. Terminei o ano conquistando duas medalhas de ouro, uma delas na minha primeira disputa no No Gi. Foi uma vitória que mostrou que vale a pena não desistir”, contou o atleta Ricardo Manoel Arruda Leal de Lima, de 16 anos, que levou para casa duas medalhas de ouro. 

Outro destaque foi o atleta Thiago Gonçalves da Silva Leite, de apenas 8 anos, que conquistou três medalhas em 2025, no Campeonato Estadual, sendo duas de ouro e uma de prata. “Eu estou muito feliz com minhas conquistas e espero ganha mais medalhas no ano que com a ajuda do projeto e do sensei”, disse. 

Entre as meninas, o destaque ficou para Tainá Pereira da Silva, de 15 anos, que celebrou um ano de grandes conquistas e evolução pessoal. “Fechar o ano como quatro vezes campeã estadual é uma realização enorme pra mim. No ano passado, eu quase não consegui medalhas, então ver essa evolução é uma superação pessoal. Superei o medo, a insegurança e hoje me sinto muito melhor no tatame e comigo mesma. Participar do projeto tem sido uma experiência incrível, estamos crescendo juntos, aprendendo a torcer um pelo outro e a ser melhores a cada dia”, completa Tainá. 

Lutando por um futuro melhor

O ‘Lutando Pelo Futuro’ é resultado de uma colaboração entre o Sesc-MT e a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), por meio do 1º Batalhão PMMT, com o apoio do Grêmio Recreativo e Esportivo Centenário. A iniciativa oferece gratuitamente aulas de Jiu-Jitsu para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  

O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, destaca a importância do projeto e os resultados alcançados ao longo do ano. “Encerramos este ciclo com a certeza de que o projeto cumpriu seu papel de forma exemplar. Mais do que formar atletas, conseguimos promover cidadania, disciplina, autoestima e trabalho em equipe entre os participantes. Ao longo do ano, nossos alunos vivenciaram o esporte de forma competitiva, participando de campeonatos regionais e estaduais, e ampliando suas perspectivas para novas experiências e oportunidades. Essas conquistas refletem o compromisso do Sesc-MT com o desenvolvimento integral das pessoas, fortalecendo o papel do esporte como ferramenta de transformação social”, ressalta o diretor. 

O Sesc-MT contribui para o desenvolvimento do projeto ao equipar o espaço no 1º Batalhão da PMMT Daniel de Queiroz, de forma adequada para os treinamentos, além de fornecer quimonos e faixas, garantindo que os participantes possam praticar o esporte com conforto e segurança. Os recursos são viabilizados pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc-MT, um dos projetos sociais da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).  

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral em Mato Grosso. 

Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sob o comando de José Roberto Tadros. 

Compartilhe:

Ver mais: