Iniciativa busca desenvolver profissionais do varejo, logística, turismo e até da área financeira
Com o lançamento da Universidade Corporativa Grupo Pereira (UGP), o sétimo maior varejista do país contará com polos e centros regionais com estruturas dedicadas à capacitação e formação em todos os sete estados em que está presente. A UGP vai oferecer, inicialmente, mais de 700 conteúdos de treinamento online em sua plataforma. O lançamento foi no dia 14 de agosto, em Campo Grande (MS).
A UGP tem dois diferenciais: com um Grupo formado por supermercados, atacadistas, atacarejos, restaurantes, farmácias, empresa de turismo, logística e com um braço financeiro, a Universidade Corporativa terá uma ampla oferta de cursos para atender as demandas de todos estes setores, vai oferecer treinamentos também para filhos de colaboradores.
A primeira trilha busca atender a forte demanda de mão de obra no varejo. Por isso, o Grupo vai abrir a Escola de Varejo, com o curso “Supermercado: do negócio à operação”, para filhos dos colaboradores que têm entre 16 e 24 anos. No formato híbrido e com quatro meses de duração, ele é fruto de uma parceria com o Senac, que vai oferecer, inicialmente, 400 vagas. Além da possibilidade de contratação, será organizado um hackathon, no final do curso, para encontrar soluções para alguns dos desafios do negócio, com premiação para as melhores propostas.
Fora a Escola de Varejo, já estão previstas soluções educacionais como a Escola de Formação para Agentes de Viagem; Padrão de Atendimento na área de finanças, Escola de Logística e de Perecíveis, entre outros treinamentos que promovem desenvolvimento e ampliam a possibilidade de promoções.
A Universidade Corporativa é a consolidação de uma década de treinamentos. E só no último ano, mais de quatro mil colaboradores foram promovidos em função destes cursos. Com a UGP, o Grupo Pereira vai assegurar uma atuação integrada de educação, que estará totalmente conectada aos objetivos estratégicos da companhia:
● Desenvolvimento e resultado: foco no aprimoramento técnico, comportamental e de liderança em todas as áreas da empresa, fomentando uma uma cultura de alto desempenho em todos os níveis da organização;
● Carreira e sucessão: promoção de aprendizado contínuo, desenvolvimento profissional e sucessão para preparar talentos para o futuro;
● Comunidade: capacitação e inclusão social, preparando talentos da comunidade para ingressar no mercado de trabalho
A UGP, portanto, vai acolher, capacitar e desenvolver talentos para formar um time de alta performance, cultivando um ambiente onde as pessoas crescem, transformam e deixam um impacto positivo ao seu redor.
“Nós acreditamos que não existe futuro sem investimento em educação e cada um tem que fazer sua parte nesse sentido. A Universidade Corporativa vai levar nossa empresa para um outro patamar”, explica Beto Pereira, presidente do Grupo Pereira.
Sobre o Grupo Pereira:
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 173 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 68 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 7 lojas Schmit, 18 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,4 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.
Compartilhe: