Caravana da Sudeco leva orientação sobre crédito a empreendedores de Poconé

Caravana da Sudeco leva orientação sobre crédito a empreendedores de Poconé

Ação busca ampliar o acesso aos recursos federais e fortalecer o desenvolvimento econômico na região do Pantanal

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), promoveu nesta quinta-feira (26) mais uma edição da Caravana da Sudeco. Desta vez, o evento foi realizado em Poconé, na região do Pantanal mato-grossense, com o objetivo de orientar pequenos e médios empresários sobre acesso ao crédito e incentivar o desenvolvimento econômico regional. Durante o evento, foram oferecidos atendimentos personalizados com orientações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), além de esclarecimentos sobre convênios e oportunidades de fomento.

Caravana da Sudeco chega ao Pantanal mato-grossenseA iniciativa também contou com a participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Prefeitura de Poconé, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae-MT), da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso, do Governo do Estado de Mato Grosso, do Sesc Poconé e de instituições financeiras como o Banco do Brasil, Sicredi e Sicoob, que estavam disponíveis para esclarecer dúvidas e apresentar soluções aos empreendedores.
 

A programação incluiu ainda palestras sobre crédito sustentável e protagonismo das mulheres, atendimento especializado e suporte técnico àqueles que queiram expandir seus negócios. Além disso, a caravana ofereceu espaço para troca de experiências entre empreendedores locais, promovendo conexões que fortalecem a economia da região.
 

Para a superintendente da Sudeco, Luciana Barros, a caravana cumpre um papel estratégico na democratização do crédito. “As caravanas têm alcançado a população que mais precisa de informações sobre as linhas de crédito da Sudeco, os micros e pequenos empresários, sendo o nosso foco. Queremos que os recursos do Governo Federal sejam acessados pela população, e é o que estamos fazendo através da Caravana. Estamos discutindo o crédito de forma responsável e trazendo oportunidades para aqueles que não sabem como acessá-lo”, disse a superintendente.


Fundos Constitucionais

O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) são instrumentos do Governo Federal voltados à promoção do desenvolvimento econômico e social da região. O FCO oferece crédito com condições facilitadas — como juros mais baixos e prazos maiores — para estimular atividades produtivas urbanas e rurais, principalmente entre micro, pequenas e médias empresas. Já o FDCO financia projetos estruturantes de grande impacto regional, como obras de infraestrutura e iniciativas que gerem emprego e renda. Ambos os fundos são geridos pela Sudeco e têm como foco reduzir desigualdades e fortalecer a economia do Centro-Oeste.
 

Caravana da Sudeco

A Caravana da Sudeco é um evento itinerante que percorre diversas cidades do Centro-Oeste para levar informações sobre linhas de financiamento, especialmente do Fundo Constitucional FCO e do FDCO.
 

Próxima parada:
28 de junho – Cáceres

 

Compartilhe:

Ver mais: