Hotéis se adaptam à nova demanda por inclusão animal e batem recordes de crescimento

Hotéis se adaptam à nova demanda por inclusão animal e batem recordes de crescimento

Mercado pet fatura R$ 77 bilhões em 2024, e hotel em Curitiba reflete alta com aumento de aproximadamente 160% nas reservas com animais em 2025

O mercado está se tornando mais pet friendly? Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil indicam que sim. Segundo pesquisa, o setor pet registrou faturamento de R$ 77 bilhões em 2024, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Esse avanço também impacta o turismo, impulsionando mudanças como a criação de novas regras para o transporte de avião, no fim de 2024, e o lançamento de normas da ABNT para hotéis e restaurantes com espaços pet friendly. A tendência vem atraindo um público exigente: de acordo com levantamento da Booking.com, 46% dos viajantes brasileiros preferem destinos que aceitam animais de estimação, e 43% consideram esse critério ao escolher uma acomodação. Ainda, segundo o Ministério do Turismo, as buscas por hotéis pet friendly cresceram 238%.

Nesse contexto, o turismo pet desponta como uma das principais apostas para 2025. A crescente demanda por inclusão animal está redesenhando o cenário do turismo, abrangendo desde a infraestrutura de transporte e hospedagem até a programação de eventos e atrações, com foco em atender também aos animais de estimação. “Desde 2017, quando iniciamos nossas atividades em Curitiba, oferecemos serviços especiais voltados aos pets. E isso não se limita a cães e gatos — o hotel já recebeu até convidados ilustres, como uma cacatua pet influencer”, conta o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque. 

O hotel da rede espanhola NH Hotels registrou um crescimento de 160% nos cinco primeiros meses de 2025 em relação ao total registrado durante todo o ano de 2024, superando em mais de 100% o volume do ano anterior. O turismo pet friendly está se consolidando como uma mudança significativa no setor de viagens, ultrapassando o status de tendência passageira. Com a valorização crescente dos animais de estimação como parte da família, a indústria do turismo tem investido em soluções inclusivas para atender um público cada vez maior e mais exigente. “Reconhecemos que eles são membros da família, e é essencial que o NH se torne cada vez mais acolhedor e esteja preparado para recebê-los da melhor maneira”, complementa Antonio.

Recentemente, o Restaurante Trinitas — que integra a área gastronômica do hotel — passou a contar com um espaço dedicado exclusivamente aos animais, onde eles podem aguardar enquanto os tutores fazem suas refeições. “Buscamos sempre aprimorar o bem-estar dos nossos hóspedes. Por isso, além de receber os bichinhos, oferecemos um kit de boas-vindas com almofadão para que possam dormir confortavelmente, uma coberta, dois comedouros elevados, um tapete higiênico e um cartão de boas-vindas com a foto do pet como lembrança para os donos”, explica Antonio. 

Entre os requisitos, é permitido um animal por apartamento, com peso máximo de 20 kg. O uso de guia ou caixa de transporte é recomendado, e o hotel solicita que sejam dóceis, sem representar riscos a outros hóspedes — sejam eles humanos ou de quatro patas. Os pets podem permanecer sozinhos no apartamento, desde que acompanhados pelos tutores durante a limpeza. A taxa de hospedagem para animais é de R$150 + 15% por dia.

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

Compartilhe:

Ver mais: