Capacitação do Defesa Civil Alerta começa no Distrito Federal

Capacitação do Defesa Civil Alerta começa no Distrito Federal

Treinamento prepara agentes do DF para uso da nova ferramenta de envio de alertas emergenciais
 

Começou nesta segunda-feira (19) a capacitação dos agentes da Defesa Civil do Distrito Federal para o uso do Defesa Civil Alerta (DCA), sistema nacional que aprimora a comunicação de alertas emergenciais. A ação é promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), e segue até a próxima quinta-feira (22). O curso marca o início do ciclo de treinamentos da região Centro-Oeste. O sistema, que vem sendo implantado em todo o país, tem como objetivo salvar vidas e proteger comunidades por meio do envio rápido e eficaz de alertas emergenciais.
 

Segundo o coordenador de Alertas e Inovação da Defesa Civil Nacional, Ricardo Branco, o novo sistema faz parte da Plataforma Integrada de Dados de Alertas e Prevenção (IDAP), mas representa um avanço importante na metodologia de envio de alertas. “Essa etapa cumpre aquela proposta que é de capacitar os operadores. Os agentes da Defesa Civil já usam a IDAP, mas agora estamos trazendo um sistema novo de envio de alerta, com uma metodologia totalmente diferenciada. Ao longo dessa semana, vamos capacitar os agentes da Defesa Civil Distrital com a experiência que acumulamos nas regiões Sul e Sudeste”, destacou.
 

O Defesa Civil Alerta utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular (Cell Broadcast) para emitir alertas sonoros e visuais em casos de risco iminente, como deslizamentos, inundações e incêndios. O sistema bloqueia o uso da tela do celular, garantindo máxima visibilidade, mesmo com o aparelho no modo silencioso.
 

Riscos de desastres no DF

Durante a abertura da capacitação, o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil do DF, tenente-coronel Rogério Borges, ressaltou a importância do treinamento diante dos desafios locais. “Embora os moradores do DF tenham a impressão de que não enfrentamos muitos eventos, temos sim. Mostrei aos presentes os problemas registrados em comunidades como Vila Cauí, Água Quente, Vila Rabelo, Fercal e Sol Nascente. São áreas com crescimento desordenado, próximas a processos erosivos e córregos, onde temos problemas recorrentes. A capacitação dos nossos servidores com o que está sendo repassado pelo Cenad é essencial”, afirmou.
 

O Defesa Civil Alerta já está em funcionamento nas regiões Sul e Sudeste, com alertas reais enviados à população desde dezembro de 2024. A implantação nacional segue um cronograma que considera as especificidades regionais, com previsão de atingir todas as regiões do Brasil até o segundo semestre de 2025. O objetivo do MIDR é fortalecer a prevenção e resposta a desastres em todo o país, salvando vidas e protegendo comunidades por meio da tecnologia e da capacitação contínua dos profissionais da Defesa Civil.

 Via | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: