Aureo Costa passa a ser responsável também pelo Cartório do 3º Ofício

Aureo Costa passa a ser responsável também pelo Cartório do 3º Ofício

Com mais de cinco décadas de experiência cartorária, o tabelião Aureo Candido Costa, titular do Cartório do 4º Ofício, em Rondonópolis, passou a responder pelo tradicional Cartório do 3º Ofício, também em Rondonópolis. Desde o dia 1º de julho de 2024, ele vem atuando como tabelião interino da referida serventia. 

Aureo passou a responder pelo 3º Ofício atendendo a um chamado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, considerando recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir do julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade, que estabeleceu que os cartórios extrajudiciais sem titulares por mais de seis meses (em caso de vacância) devem ter a função de tabelião ocupada somente por alguém aprovado em concurso público. 

Com a decisão, todos os cartórios em território nacional que estejam nessa situação devem trocar os substitutos por profissionais concursados. Até a realização de novo concurso público para selecionar o titular do 3º Ofício, Aureo Costa, na condição de titular concursado de outra serventia, acumulará temporariamente as atividades dos cartórios. A escolha do interino também levou em conta o longo tempo de atuação do tabelião na serventia extrajudicial do 4º Ofício.

Aureo Costa lembra que já são cerca de 57 anos ininterruptos exercendo a profissão de tabelião em Rondonópolis, inclusive já tendo atuado inicialmente no 3º Ofício. A oportunidade de atuar como tabelião surgiu em 1967, quando o então juiz da Comarca, o desembargador Mauro José Pereira, lhe procurou para mostrar a situação do Cartório do 3º Ofício e lhe fez a proposta para assumir a serventia como tabelião interino. 

Na sequência, diante do lançamento de edital de concurso para tabelião, Aureo passou em primeiro lugar para os Cartórios de 3º e 4º Ofícios de Rondonópolis. Apesar de ter preferência pelo 3º Ofício, que já possuía um arquivo e era mais lucrativo, Aureo Costa abriu mão dessa serventia na época para que o amigo Cláudio Xavier, que havia ficado em segundo lugar no concurso, pudesse assumi-lo. Assim, optou pelo Cartório do 4º Ofício, sendo nomeado tabelião em janeiro de 1970. 

Ao longo da sua trajetória, por um período de 32 anos, Aureo também foi nomeado interventor do Cartório de Paz de São José do Planalto, em Pedra Preta. Aureo também teve a oportunidade de fazer a indicação da advogada Fabiana Albuês Maciel, que atuou por 18 anos como sua funcionária, para atuar como a tabeliã interina do 3º Ofício. Fabiana ficou nessa função por seis anos e três meses, até a decisão do STF que determinou a troca dos interinos não concursados. 

Conforme Aureo, a sua designação para o 3º Ofício evidencia a credibilidade, a seriedade e a eficiência dos serviços prestados por ele durante essas décadas no setor cartorário em Mato Grosso. “Isso me valoriza muito. Para mim, é uma honra, é um prazer continuar prestando serviço para justiça, e para a sociedade também, de forma séria, com responsabilidade. Eu sou um dos primeiros a chegar e o último a sair no cartório… E sempre prestando serviço, fiscalizando, orientando e investindo nos funcionários”, externou.

Agora com sua designação como interino, Aureo nomeou Fabiana Albuês Maciel como tabeliã substituta do 3º Ofício. Nesse período com Fabiana à frente dos serviços, o Cartório do 3º Ofício vivenciou uma completa reestruturação administrativa e estrutural, passando a dispor de um quadro de funcionários altamente qualificado, sendo muitos advogados, construindo um referencial de credibilidade e ótima reputação no mercado. Inclusive, a serventia viu os resultados em termos de serviços prestados e faturamento aumentar consideravelmente nos últimos anos. 

Com 17 funcionários, o 3º Ofício atua há mais de 50 anos em Rondonópolis, tendo como atribuições os serviços de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas, sendo este seu grande diferencial no mercado. Fica localizado na Avenida Cuiabá, 829, Edifício Mikerinos, no Centro.

Via | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: