Projeto Oratória nas Escolas leva capacitação e concurso para 11 escolas
Desde sua criação em 1989, o Projeto Oratória nas Escolas tem sido um pilar no desenvolvimento de jovens em todo o mundo. No Brasil, tornou-se uma iniciativa nacional da JCI (Junior Chamber International) em 2005 e, desde então, continua a expandir seu alcance e impacto.
O projeto consiste em um concurso de oratória que envolve representantes de cada escola participante. Os alunos são escolhidos por meio de um concurso interno, avançando por etapas municipais e regionais, culminando na competição nacional.
Em 2024, o tema é “O futuro da educação: como a inteligência artificial vai mudar a forma que aprendemos.”
“O Oratória nas Escolas estimula o estudo e a reflexão dos jovens, além de mobilizar a sociedade sobre um tema específico e de interesse global,” comenta Anne Isabelle Lesniowski Cardoso, presidente da JCI Curitiba.
Desde junho, a JCI Curitiba tem promovido treinamentos presenciais para os estudantes, focados no aprimoramento de seus textos e técnicas de oratória. Membros da organização também visitaram as escolas para explicar o tema, o formato do concurso e suas diretrizes, além de preparar os alunos para as etapas subsequentes.
O projeto em Curitiba está direcionado, este ano, a adolescentes matriculados nos grêmios estudantis e embaixadores do ensino fundamental de escolas públicas municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.
Robson R. Mendonça, coordenador do projeto, destaca que as atividades promovem o pensamento crítico, a oratória e a comunicação. “Os alunos aprimoram sua capacidade de se expressar, se relacionar com outras pessoas e superar seus limites, aumentando sua autoestima e criando melhores perspectivas de futuro”.
A grande final ocorrerá no dia 31 de julho às 14h no CDP Profa. Elisete Lucía Moreira Matos.
Via | Assessoria Foto | Divulgação
Compartilhe: