Dentista aponta que hábito, além de interferir na qualidade do sono, pode enfraquecer a musculatura orofacial e provocar problemas nos dentes e maxilar
 

Um hábito comum que representa um risco para a saúde bucal: dormir de boca aberta, além de alterar a qualidade do sono, pode enfraquecer os músculos orofaciais e provocar problemas nos dentes e no maxilar. Rinites alérgicas e síndromes que causam a respiração oral são alguns dos fatores que contribuem para esse quadro em adultos e em crianças. Especialistas indicam que o diagnóstico precoce de sintomas aumenta os resultados de tratamentos.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Carina Natis, a entrada de ar pela boca diminui a produção de saliva durante o repouso e resseca a língua e as mucosas, o que cria o ambiente ideal para a proliferação de bactérias. “Além da formação de cáries, a presença de microrganismos pode levar à inflamação das gengivas, mau hálito devido à decomposição de partículas de alimentos e liberação de gases e abcessos dentários”, afirma a dentista.

Em casos graves, a respiração oral por longos períodos pode causar deformação maxilar. A postura incorreta para inspirar e expirar oxigênio, sem a vedação labial, acarreta enfraquecimento dos músculos do lábio superior e tem influência negativa no processo de mastigação e na estética facial. O problema é ainda mais grave em crianças, que estão em estado de formação, e podem desenvolver alterações orofaciais.

TRATAMENTO

Os sinais de que uma pessoa está dormindo com a boca aberta podem ser identificados por sintomas como garganta seca ao acordar ou a recorrência em infecções como amigdalite e faringite. O diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde e o tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por um dentista ortodontista, que irá avaliar a necessidade de um aparelho ortodôntico, a fim de corrigir a mordida e a falta de espaço para o alinhamento dos dentes, e por um médico otorrinolaringologista.

RECOMENDAÇÕES

As visitas ao consultório odontológico devem acontecer, no mínimo, a cada seis meses para acompanhar possíveis irregularidades na saúde bucal. Ao identificar problemas com a respiração nasal, ideal para a qualidade de vida, o paciente pode praticar exercícios de observação para estimular a inalação de ar conscientemente pelo nariz – atividades físicas contribuem para esse hábito.

O ambiente e o posicionamento ao repousar também demandam atenção. Segundo a coordenadora da Anhanguera, o espaço dos quartos deve ser limpo constantemente, para diminuir as chances de crises alérgicas, e o ideal é que se deitar de lado ou de bruços para descansar.

Sobre a Anhanguera            

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.  

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.           

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.           

Acesse o site e o blog para mais informações.     

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)