Compartilhe:
Brasil adere ao exame internacional de avaliação de proficiência em Matemática e Ciências
MEC realizará cerimônia para divulgação da assinatura do termo de adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência.
O ministro da Educação, Victor Godoy, participará, nesta quinta-feira (2), de uma cerimônia que oficializará a adesão do Brasil ao principal exame internacional que avalia a proficiência em Matemática e Ciências, o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS – sigla em inglês para Trends In International Mathematics and Science Study).
O TIMSS envolverá uma amostragem representativa da conjuntura brasileira como um todo e, também, de cada unidade da federação.
A iniciativa tem como objetivo apresentar resultados comparativos para contribuir com o desenho de políticas educacionais efetivas, levando em conta as experiências exitosas de outros participantes e, sobretudo, as evidências científicas mais recentes.
Estudantes do 4º ano (com idade entre 9 e 10 anos) e do 8º ano (entre 13 e 14 anos de idade) serão avaliados, o exame ocorrerá, portanto, em ciclos de 4 anos. Isso permite aferir a evolução alcançada pelos estudantes ao longo dessa trajetória.
Em 2019, o Brasil aderiu ao exame que avalia a capacidade de leitura de crianças do 4º ano: Estudo Internacional de Progresso em Literacia de Leitura (PIRLS – sigla para Progress in International Reading Literacy Study).
Tanto o TIMSS quanto o PIRLS são desenvolvidos pela IEA (sigla em inglês para International Association for the Evaluation of Educational Achievement), consórcio internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.
Além do ministro Victor Godoy, participam da cerimônia de divulgação o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim; o secretário adjunto de Educação Básica, Helber Vieira; o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro; o diretor- executivo da IEA, Dirk Hastedt; o consultor em Avaliação Educacional, Helder Sousa; e a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Michele Melo.
Jornalistas interessados em cobrir o evento poderão realizar seu credenciamento pelo e-mail: imprensa@mec.gov.br
SERVIÇO
Cerimônia de divulgação da adesão do MEC ao TIMSS
Data: 02/06/2022
Local: Sala de Atos, Ministério da Educação (Transmissão on-line pelo canal do YouTube do MEC)
Horário: 9h
Via | Assessoria de Comunicação Social do MEC
Ver mais:
-
Museu de Arte Sacra abre as portas para criançada com neste mês de julho
COLÔNIA DE FÉRIAS NO MAS-MT CONVIDA CRIANÇAS A DESCOBRIREM O PANTANAL COM ARTE, IMAGINAÇÃO E…
-
SISMA aciona o ministério público sobre possível perda de recursos do SAMU
O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA-MT) está acionando…
-
Sesc Rondonópolis terá três dias de recreação gratuita no De Férias no Sesc
Programação inclui oficinas, brinquedos infláveis, jogos gigantes e atrações culturais para crianças e famílias De…
-
Rondonópolis | Prefeitura dá início em obra de instalação de rede elétrica no Alfredo de Castro 3
Como prometido pelo prefeito Claudio Ferreira, a Prefeitura de Rondonópolis deu início à obra de…