A ONG “É o Bicho MT” divulgou nesta quarta-feira (25) fotos de animais queimados em incêndios e citou que são vítimas do fogo que atinge os municípios de Jaciara e Dom Aquino, entre eles uma onça-pintada que está carbonizada e com parte dos membros amputados.
No entanto, em nota emitida nessa quinta-feira (26), o Corpo de Bombeiros de MT informa que as imagens não foram registradas no estado, mas sim em Mato Grosso do Sul, na segunda-feira (23), durante incêndio no município de Bela Vista:
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) esclarece que se trata de fake News imagens de animais mortos no incêndio florestal que atinge o município de Dom Aquino, em Mato Grosso, desde a última quinta-feira (19.08). As imagens, que circulam nas redes sociais, na verdade foram registradas pelos bombeiros de Mato Grosso do Sul, na segunda-feira (23.08), durante incêndio no município de Bela Vista (317 km de Campo Grande). Os militares do Comando Regional Bombeiro Militar – II, que trabalham no combate às chamas, em Dom Aquino, não acharam nenhum animal morto ou realizaram salvamento de algum bicho machucado pelo fogo.
Desde o ano passado, os voluntários da instituição vem fazendo campanhas para arrecadar alimentos, remédios e água para ajudar os animais que sofreram com as queimadas do Pantanal.
De acordo com a presidente da ONG, Jenifer Gonçalves Larrea, neste ano, o grupo já começou a se mobilizar e a se planejar para prestar ajuda, com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
“É desesperador ver que as autoridades responsáveis não aprenderam com a tragédia do ano passado. Enquanto não tivermos conscientização, planejamento, prevenção, será assim, um desastre maior que outro até não sobrar nada. Estamos organizando toda a parte de arrecadação e logística para dar apoio a Sema”, contou.
Ainda segundo a presidente, é preciso agir logo.
“Precisamos de atuação imediata, efetiva, assertiva. Quanto mais tempo esperar, mais perdas teremos. Além disso, precisamos identificar os responsáveis por isso e ter punições mais severas”, disse.
O incêndio tem avançado nas fazendas do município de Dom Aquino há quase uma semana.
Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos quatro fazendas foram atingidas pelo fogo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/G/U/FNWBKQQBS8Pbl9SAUkKw/whatsapp-image-2021-08-24-at-21.49.38.jpeg)
Os bombeiros tentam controlar as chamas para evitar que chegue em outras fazendas da região.
De acordo com os militares, o incêndio de grandes proporções ameaça chegar em moradias dos trabalhadores das fazendas.
Outros incêndios são registrados em Mato Grosso, entre eles na região do Pantanal, em Cáceres.
Via | G1
Compartilhe: