Quem tem um negócio tradicional ou mesmo totalmente digital, sabe que é preciso pensar na comunicação como um todo. E mais do que isso, dar visibilidade a ela. Investir em marketing digital deve estar na pauta. Sem um investimento nesse setor, é muito provável que o seu negócio fique perdido entre uma infinidade de outros na esfera digital. Por isso, o investimento em marketing digital deve ser considerado, assim como o conhecimento básico de como funciona. É uma prática que deve ser adotada já de saída e que pode potencializar de maneira mais rápida as suas vendas. O marketing digital deve estar presente na estratégia e no planejamento do seu negócio e nunca ser “deixado para depois”.
O que é marketing digital?
Partindo da definição, temos que o marketing digital é o conjunto de ações de comunicação que as empresas usam por meio dos meios digitais – internet, telefonia celular e outros – para divulgar e comercializar os seus produtos ou serviços. Serve tanto para conquistar novos clientes como para fidelizar aqueles que já utilizaram os serviços da empresa. É o caminho mais curto para se chegar ao consumidor e maneira rápida, relevante e personalizada.Como fazer marketing digital?
Uma campanha de marketing exige um planejamento que passa pelas seguintes etapas: Traçar os objetivos da campanha; Definir o público-alvo; Montar a estratégia; Definir os canais de veiculação; Ter uma equipe capacitada; Definir o que será anunciado; Montar um cronograma Acompanhar os resultados. Ou seja, é preciso definir as prioridades, montar uma estratégia robusta e identificar as oportunidades que estão disponíveis. No meio de uma crise, como a que vivemos nos momentos atuais, são essas oportunidades que vão permitir que os resultados sejam melhores. Mas eles só serão alcançados com uma estratégia eficiente.Por que investir em marketing digital?
O Brasil já é considerado o sétimo mercado do mundo em marketing digital e estima-se que ter fechado 2020 com a movimentação de cerca de US$ 18 bilhões nessas plataformas, ou seja, R$ 100 bilhões. Vale lembrar que esses números foram alcançados mesmo com o impacto da pandemia do Covid-19. Esse mercado ganhou impulso justamente porque o ambiente online se apresentou como a melhor alternativa para se manter as vendas, por conta do isolamento social imposto pela pandemia. Para alcançar sucesso, uma campanha de marketing digital deve ter um portfólio simplificado de produtos e serviços, ou seja, ter foco. Também é preciso ter preços competitivos e reforçar a confiança do consumidor, que pode ter se abalado com a crise. Um bom estudo do comportamento do consumidor para o período pós crise também vai ajudar na estratégia. Por isso, observar os novos hábitos neste momento se faz essencial.Mãos à obra
De maneira sucinta, vamos dar algumas ideias sobre o que não pode faltar para que você consiga gerar resultados imediatos, em um primeiro momento, mas que possam se estender o longo do tempo: O conteúdo inserido no site da sua empresa não pode ser produzido às pressas ou de qualquer maneira. Ele deve ser adequado ao seu público-alvo, com possibilidade de ser replicado nas redes sociais do seu negócio, criando assim um relacionamento entre consumidor e empresa. Cerca de 120 milhões de brasileiros acessam a Internet atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, há um imenso contingente de consumidores a ser explorado. Campanhas com geolocalização, principalmente para negócios locais, vão ajudar você a chegar no seu consumidor. Ter uma boa plataforma para o seu site interfere diretamente na relação entre a sua empresa e o consumidor final. Por isso, ela deve ser fácil de usar tanto para você como para o cliente. E precisa permitir que ela seja atualizada com rapidez, sob o risco de a sua página ficar desatualizada, fazendo com que você possa perder vendas. Empresas que se comunicam bem e têm um posicionamento claro e transparente com os consumidores vão agregar valor à sua marca. Por isso, o discurso deve ser o mesmo em todas as plataformas, alinhadas com os valores do seu negócio. Quer aprender mais sobre o assunto. O Terra possui diversos cursos de Publicidade e Marketing a preços acessíveis. Venha conhecer!Via | Terra
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