Rádio MEC celebra centenário da cantora Elizeth Cardoso com série especial

Rádio MEC celebra centenário da cantora Elizeth Cardoso com série especial

Com cinco episódios semanais, programa ‘Todo Sentimento’ estreia na terça (14/7) 

A Rádio MEC (FM e AM) estreia na próxima terça-feira (14) a série “Todo Sentimento” em homenagem à icônica cantora Elizeth Cardoso, que faria cem anos no dia 16 de julho. Apelidos como “a divina”, “a enluarada”, “a magnífica” e “mulata maior” foram tentativas de traduzir em palavras o talento de uma das mais importantes divas da música brasileira. 

Em cinco episódios de uma hora de duração, a atração vai ao ar semanalmente às terças, às 22h, e ficará disponível no site das Rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A série narra a biografia da intérprete com depoimentos e trechos de programas do acervo da EBC, originados das emissoras Rádio MEC, Rádio Nacional e antiga TV Educativa. 

A produção do especial também contou com a colaboração do herdeiro de Elizeth, Paulo César Valdez Júnior, e do Museu da Imagem e do Som (MIS) que permitiu que a série utilizasse a gravação da entrevista da cantora para o projeto ‘Depoimentos para a posteridade’, do MIS. 

Episódios da atração 

O “Nasce uma estrela”, primeiro episódio da série, fala das principais referências musicais da infância e da juventude da artista, primeiras conquistas profissionais e sua atuação em emissoras de rádio e boates. O programa destaca ainda a gravação de “Canção de Amor”, música de Elano de Paula e Chocolate interpretada por Elizeth em um compacto de 1951 que tornou-se seu primeiro sucesso. 

No segundo programa, “Elizeth dos palcos e telas”, a atração aborda a diversidade de trabalhos que a cantora realizou para além das boates e emissoras de rádio. Espetáculos musicais, filmes e programas de televisão também marcaram sua trajetória. 

Já o terceiro e o quarto episódios, “Canções de Amor” e “Canções do Brasil”, têm foco na discografia da artista, desde o primeiro disco de 78 rotações gravado em 1950 até o álbum “Todo Sentimento” de 1991. 

O quinto e último programa, “Uma cantora brasileira”, ressalta as qualidades de Elizeth como intérprete e sua versatilidade artística. Durante a carreira, ela deixou sua marca registrada em sambas-enredo, música de câmara, samba, samba-canção, chorinho e bossa nova. 

Depoimentos em interprogramas 

O especial também será veiculado em formato de interprogramas ao longo da programação da Rádio MEC e em edições especiais no Antena MEC, entre os dias 6 e 17 de julho. As produções de curta duração trazem depoimentos inéditos de artistas e personalidades que conviveram com a diva. 

Entre aqueles que gravaram seus testemunhos para o especial estão Eládio Telez Gonzáles, professor de canto de Elizeth; Haroldo Costa, amigo e autor do epíteto “A Divina”; Henrique Cazes, cavaquinista que acompanhou a intérprete em shows e turnês; Ithamara Koorax, afilhada musical da artista; João Carino, produtor dos dois últimos álbuns gravados por Elizeth; Mônica Salmaso, cantora que esse ano fez o show “Senhora das Canções” dedicado à artista; Rildo Hora, compositor e produtor musical que acompanhou Elizeth em shows e teve músicas gravadas por ela; Zezé Motta, atriz e cantora, atuou em diversas homenagens à intérprete; e Zuza Homem de Mello, produtor e pesquisador musical que trabalhou com Elizeth no programa de TV “Bossaudade” e produziu shows com a cantora. 

Serviço

Série “Todo Sentimento” – Centenário de Elizeth Cardoso

Rádio MEC FM (99,3 MHz) e Rádio MEC AM (800 kHz)

Estreia terça-feira, dia 14/07, às 22h

http://radios.ebc.com.br

Fonte | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: