Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/b/81/28/giromt1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio cm-news foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/storage/b/81/28/giromt1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Giro MT Notícias® - RONDONÓPOLIS - "Taxa do Lixo" Prefeito afirma que imóveis precisam de correções
,

RONDONÓPOLIS – “Taxa do Lixo” Prefeito afirma que imóveis precisam de correções

Tempo de Leitura: 2 minutos

O prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) declarou ontem que noventa por cento das cobranças da taxa de lixo em Rondonópolis estão corretas e que apenas um percentual dentro dos dez por cento restante precisam de correção. “Noventa por cento das cobranças estão pontuais e dentro da legalidade. A sociedade verá que a cobrança é correta. Mas existem questões pontuais que devem ser corrigidas como erros no cadastro de imóveis que devem ser ponderados. Isso é normal quando há uma nova mudança de paradigmas, ou seja, a cobrança pela coleta, transporte e a destinação correta dos resíduos sólidos que a cidade não tinha”, afirmou o prefeito.

Zé do Pátio reiterou que a taxa do lixo foi votada em 2013 em função da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamentodos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos que existiu em Rondonópolis até agosto deste ano.

“Além disso, existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo ex-prefeito Percival Muniz (PPS), junto ao Ministério Público prevendo a ativação do aterro sanitário e cobrança pelo serviço. A única coisa que fiz na minha gestão foi o realinhamento da taxa de lixo que foi criada em 2013, em conformidade com a política de resíduos sólidos tomando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Não mudamos nada do que foi feito na gestão anterior”, argumenta Zé do Pátio.

Para o prefeito, o decreto que instituiu a cobrança da taxa de lixo na cidade está dentro da legalidade. “Nós atentamos para a lei que criou a taxa de lixo em 2013 e fizemos o realinhamento conforme o artigo terceiro, parágrafo único e Código Tributário Nacional. Então não tem nada que coloque em dúvida o decreto. Mas estamos abertos às discussões, contudo, pondero que, em caso de alterações, será preciso buscar o equilíbrio financeiro como uma forma de compensar qualquer alteração”.

Reunião com Vereadores

Zé do Pátio recebeu o presidente da Câmara e os vereadores ontem (23/10) para discutir a questão da cobrança da taxa do lixo. Por conta dos diversos questionamentos que os legisladores têm recebido da população, o prefeito abriu diálogo para saber como os contribuintes têm recebido a conta.

Cada vereador teve a oportunidade de expor as dúvidas da população e também de sugerir alguma opção para que a taxa seja cobrada da forma mais justa possível. Atualmente o valor cobrado custeia a coleta dos resíduos sólidos, o transporte e a destinação no aterro sanitário. Segundo o prefeito, a Lei que instituiu a cobrança da taxa do lixo foi aprovada pela Câmara em 2013, por isso a tarifa teve de ser reajustada em 30% via decreto.

A diretora geral do SANEAR, Terezinha Souza, e o diretor técnico, Hermes Ávila, também participaram da discussão juntamente como procurador geral e secretários do município.

 

Fonte | Jornal A Tribuna – Por Roberto Nunes – 24/10/2017

Foto | Assessoria

Compartilhe:
Related Posts