Especialista em varejo explica que esse perfil de público, que tem entre 10 e 25 anos, além de estar conectado às novas tecnologias, considera questões voltadas ao meio ambiente e à diversidade na hora de comprar Para atrair o público a comprar mais, o varejo adere a novas tecnologias e acompanha as mudanças nos hábitos de consumo. A consolidação do omnichannel, estratégia de vendas que integra diversos canais de comunicação, online e off-line, colocando o consumidor no centro da jornada de compras, é um exemplo dessa tendência e está alinhada também ao novo consumidor da geração Z, formada pelos jovens nascidos entre os anos de 1997 e 2012. Filipe Belmont, diretor de produto da Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do país, com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, além de ser omnichannel e altamente conectada com as inovações tecnológicas, é engajada com assuntos que movem a sociedade e que tudo isso deve ser levado em conta na hora de atrair esse público, que deve ser maioria entre os consumidores em 2030, segundo levantamento da Euromonitor. “Esse jovem não quer apenas adquirir um produto, ele quer ter opções de como e onde comprar, escolher o canal que for mais conveniente às suas necessidades e a loja que pode proporcionar uma experiência mais agradável e satisfatória. Além disso, ele observa o que a marca tem a dizer, quais são os seus princípios, se ela pensa no meio ambiente, na diversidade, se ela tem uma boa reputação. Tudo impacta na hora de decidir a compra e de fidelizar esse cliente”, comenta o especialista. Belmont traz algumas dicas para ajudar o varejo a conquistar os zoomers: 1- Tenha consciência ambiental A geração Z é mais consciente sobre suas ações e sobre os produtos que usa. São jovens cuidadosos e preocupados com a sociedade e com seus hábitos e preferem empresas que pensam no meio ambiente. Por isso, para conquistar esse público, é primordial ter e manifestar valores voltados à sustentabilidade e considerar os impactos ambientais na operação do negócio. 2- Ofereça diversas opções de pagamento Além de ser omnichannel, o varejista deve adotar diversas opções de pagamento: cartão de crédito, pix, além de soluções de pagamento móvel, como aplicativos e carteiras eletrônicas. Encontrar facilidade e conveniência na hora de pagar é um dos aspectos principais buscados por esse público. 3- Melhore a experiência de compra O zoomer não olha apenas o preço das coisas, mas também a experiência de compra que a empresa oferece. Para atraí-lo e vender mais, é importante estudar esse cliente, suas preferências, humanizar a comunicação, ter agilidade no atendimento e na entrega, enviar campanhas personalizadas e investir em experiências imersivas. Lembre-se também de pedir feedback, pois muitas vezes eles tomam decisões de compra com base no que outras pessoas estão falando da sua loja. 4- Aposte na diversidade Assim como as questões ambientais, a diversidade também é importante para o consumidor da Geração Z. Para atrair esses jovens a comprar na sua loja, o varejista deve pensar na individualidade de cada um e desconstruir preconceitos de raça, gênero, classe e idade. Apostar na diversidade é essencial. Sobre a Loja IntegradaLoja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e serviços adicionais, além de parcerias com meios de pagamentos e envios. Com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, a empresa tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Segundo o Built With, portal que mede o desempenho das tecnologias e das plataformas de e-commerce, a Loja Integrada é responsável pela maioria das lojas virtuais que operam hoje no Brasil.
Via | Assessoria   Foto | Freepik
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