A escola do SUAS vai ofertar capacitação e apoio técnico aos gestores e profissionais da Assistência Social.

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), por intermédio da Secretaria Adjunta de Assistência Social criou a Escola estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para a promoção da política nacional de educação permanente aos gestores e profissionais da área de Assistência Social, bem como para trabalhadores do SUAS com ensino fundamental, médio e superior da rede socioassistencial governamental e não governamental.

O projeto da Escola SUAS foi apresentado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social de Mato Grosso, realizada dia 21 de julho, pela secretária adjunta de Assistência Social, Leicy Lucas de Miranda Vitório. De acordo com a secretária, a Escola foi criada por lei (11.664/2022), e é financiada com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social para o desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS.

A primeira capacitação será realizada a partir do dia 08 de agosto para os técnicos de referência que atuam nas unidades dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), sendo ofertado 02 vagas por unidade. As inscrições são gratuitas e realizadas no próprio site da escola e já estão liberadas, devendo inicialmente fazer o cadastro na plataforma Moodle.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho destacou que a concretização da Escola do SUAS é a realização de um anseio de todos os profissionais da pasta, com o apoio do governo do Estado, e que vai contemplar todos os gestores e trabalhadores de todos os 141 municípios.

A Escola do SUAS-MT tem por objetivo promover a estruturação do trabalho, a qualificação e a valorização dos trabalhadores da área; estabelecer parâmetros que garantam a qualidade da execução dos serviços; estabelecer Política de Educação Permanente que promova a qualificação dos trabalhadores, gestores e conselheiros da área; gerar condições favoráveis dos vínculos dos trabalhadores do SUAS; realizar planejamento estratégico; garantir a gestão participativa com controle social; integrar e alimentar os sistemas de informação.

A Escola do SUAS MT, prevê a oferta de ações de capacitação e apoio técnico nas modalidades, presencial, semipresencial, educação a distância e educação remota, que por sua vez contará com recursos virtuais complementares com atividades síncronas e assíncronas, possibilitando a interação em todo processo de ensino e aprendizagem.

Para a Secretária Leicy Lucas, a Escola do SUAS MT vem ao encontro dos anseios dos gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS. É a reafirmação da SETASC para com o compromisso de contribuir com a capacitação e a qualificação dos atores do SUAS, visando aprimorar os programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais e, principalmente, garantir o reconhecimento dos usuários como cidadãos de direitos. 

Serviço: 

Escola estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Contatos:

(65) 3613-5792 / 94 ou pelos e-mails: psemediacomplexidade@setasc.mt.gov.br   supgestaodosuas@mt.gov.br

Via | Assessoria Setasc   Foto | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)