O Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) retomou a captação de córneas para transplantes – procedimento que não era realizado desde 2019, devido à pandemia causada pela Covid-19.

A doação mais recente foi feita no último dia 19 de julho por meio de um idoso de 68 anos. Outra captação foi realizada no dia 7 de junho, após a morte de uma pessoa de 61 anos.

“Após abordagem dos familiares pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, os familiares foram favoráveis às doações”, explicou a enfermeira Catarina Célia.

Segundo o hospital, as córneas são captadas de pacientes em suspeita ou caso confirmado de morte encefálica. Depois, passam por avaliações laboratoriais e sorológicas. “Se tudo der negativo, a Central Estadual disponibiliza para as equipes transplantadoras, que são responsáveis pelas cirurgias”, acrescentou.

“É de suma importância que todas as pessoas falem com seus familiares e responsáveis legais sobre doação de órgãos, pois são as pessoas que legalmente terão autorização para doação de órgãos e tecidos para transplante, quando houver o falecimento”, alertou o diretor superintendente do hospital, Guilherme Salomão.

Via | G1   Foto | Luiz Alves
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)