De acordo com o IBGE, 55% dos brasileiros não vão ao dentista nem mesmo uma vez ao ano 

Ir ao dentista com frequência deveria ser um hábito comum, porém, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não é isso o que ocorre entre grande parte dos brasileiros. Um estudo realizado pelo órgão aponta que 55% da população não confere a saúde bucal com um profissional sequer uma vez ao ano.

Ainda de acordo com o IBGE, 41.5% da população com mais de 60 anos já perdeu todos os dentes. O problema, no entanto, é que a ausência desses cuidados provoca dificuldades que vão muito além e podem acabar prejudicando o indivíduo de maneira bastante severa.

É o que explica a diretora médica do sistema Hapvida, Franciane Gonçalves. Ela dá o exemplo de abscesso dentário, que é o pus ao redor dos dentes ou gengiva. Quando não tratado de maneira adequada, o quadro pode evoluir para sepse, que significa infecção generalizada.

“Por se tratar de uma região da face que é muito próxima ao sistema nervoso central, esses problemas podem causar sinusite ou até mesmo abscesso cerebral, embora seja mais raro. Pode evoluir para uma infecção generalizada que pode causar até a morte. Por isso é importante ter esses cuidados”, pontua Gonçalves.

O estudante de engenharia, Cláudio Gomes Ferreira, ficou seis anos sem ir ao dentista e quando recebeu uma triste notícia. Ele acabou perdendo um dente por falta de cuidados e acompanhamento. “Não teve jeito, descuidei e quando fui era tarde demais. Agora estou apelando para um implante”, comentou.

Saúde abalada

Segundo dados do Instituto do Coração (Incor), 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes relacionadas a problemas cardíacos têm origem dental. O levantamento do órgão evidencia que a falta de tratamento adequado pode acarretar em consequências sérias que colocam a vida do paciente em risco.

Por isso, aqueles que forem diagnosticados com infecções bucais devem visitar um cirurgião dentista o quanto antes.

Via | Assessoria   Foto | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta