Cuiabá é conhecida em todo Brasil pelas altas temperaturas e já foi eleita três vezes a cidade mais quente do mundo em ranking promovido pelo site internacional Hot Cities, responsável por monitorar em tempo real as cidades com maiores picos de calor. O clima é quente na cidade durante o ano inteiro, e a temperatura varia de 18 °C a 35 °C; raramente é inferior a 14 °C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mato-grossense já chegou a marcar 44 °C em 2020, estabelecendo um novo recorde de calor desde dezembro de 1910, quando começaram as medições.

As altas temperaturas somadas à baixa umidade do ar apresentam diversos perigos à saúde dos cuiabanos, aumentando o risco de queimaduras, danos oculares, alergias, insolação, até o desenvolvimento de doenças mais graves, como o câncer de pele. É importante estar atento e se proteger, redobrando os cuidados preventivos, principalmente no verão, período de maior intensidade dos raios ultravioletas.

O sol atua na formação de vitamina D através da pele, fundamental para a saúde óssea e muscular, mas, em dias quentes, recomenda-se evitar longos períodos de exposição, especialmente entre 10h e 16h. Importante também manter-se hidratado, utilizar roupas leves, usar óculos escuros, bonés, e principalmente, fazer o uso de protetor solar, uma vez que a região do rosto é a mais sensível à exposição solar.

O protetor solar é o principal aliado contra os raios ultravioletas. Utilizando-o diariamente, é possível garantir uma pele mais saudável e protegida, além disso, previne o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas, e o desenvolvimento de diversas doenças. É fundamental conferir se o Fator de Proteção Solar (FPS) atende às necessidades da sua pele e seguir as especificações do fabricante, reaplicando-o nos prazos indicados. Em caso de dúvidas, um médico especialista deverá ser consultado. Além disso, no momento da compra, o profissional farmacêutico estará à disposição e poderá orientá-lo.

Via |  Por Daniela Bellini, gerente farmacêutica da Drogaria São Paulo Foto | Freepik
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta