Município venceu na categoria Compras Governamentais com o projeto “Empreende Guarantã”

A grande noite de premiação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) foi marcada por grande emoção para os vencedores da noite, entre eles, o prefeito Érico Stevan Gonçalves, de Guarantã do Norte, Mato Grosso, que ganhou a premiação na categoria Compras Governamentais, com o projeto “Empreende Guarantã”.

A cerimônia, realizada nesta terça-feira (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local. Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos.

Guarantã do Norte, município mato-grossense com cerca de 36. 500 habitantes, faz parte do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Sebrae/MT. O município foi um dos cinco finalistas da etapa estadual do Prêmio, realizada no mês de maio, que contou com 27 projetos de 18 cidades inscritas.

Na ocasião, o prefeito de Guarantã do Norte/MT, Érico Stevan Gonçalves, destacou o crescimento do município após a implantação do Projeto Cidade Empreendedora e Sustentável. Ele conta que a parceria com o Sebrae iniciou em 2018 e desde então houve melhorias nas áreas onde havia informalidade, através de cursos e palestras oferecidos pelo Sebrae de Mato Grosso.

“Nós abraçamos o pequeno empreendedor e agricultor. Tudo o que fizemos de melhoria, como o Projeto Empreende Guarantã teve o acompanhamento e a validação do Sebrae. É visível a mudança do que era antes e como é hoje com a chegada do Cidade Empreendedora em Guarantã do Norte,” destaca Gonçalves.

Entenda a competição do PSPE

O lançamento da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) ocorreu em outubro de 2021. Desde então, os projetos inscritos passaram por processo de avaliação que incluíram etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica no município para comprovação para participarem da premiação estadual. No dia 9 de junho, após a pré-seleção nacional, foi realizada a última etapa da competição com a participação de 24 jurados em encontro presencial no Sebrae Nacional, para a escolha dos 12 finalistas.

A iniciativa tem a participação da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON), CFC, Centro de Liderança Pública (CLP), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Municípios (CNM), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), FENACON, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Fórum Permanente, Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Observatório Social do Brasil (OBS). Também são parceiros do Prêmio o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Economia por meio da Secretaria de Gestão e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

Via | Assessoria Sebrae-MT   Foto | Prefeitura de Guarantã do Norte
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta