Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furto de Rondonópolis e da GCCO participaram na segunda-feira (27) de uma capacitação sobre identificação de peças e componentes de caminhão.

O curso foi promovido em parceria com a Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Cargas em Rondonópolis e teve como objetivo capacitar os policiais para identificação das principais peças alvo de crimes de furto/roubo em caminhões visando o rastreio e identificação da origem. A modalidade criminosa gera grande prejuízo ao setor de transporte, principalmente, pelo alto valor agregado de peças como módulo Arla, módulo de farol, cervo de embreagem, entre outras.

De acordo com a Derf de Rondonópolis, o furto de peças de caminhões apresentou aumento significativo no ano passado, razão pela qual a Polícia Civil vem desenvolvendo trabalhos contínuos para repressão especializada a esse tipo de crime, mirando tanto os autores, quanto os receptadores.

Um exemplo das ações desencadeadas foi a Operação Mercado Paralelo, deflagrada pela Derf no final de 2021, que desarticulou uma associação criminosa responsável pelo furto e receptação de peças de caminhões na região sudeste e em outras cidades de Mato Grosso. Na oportunidade, foram mandados de busca e apreensão em empresas de Rondonópolis e Cuiabá, além do indiciamento e prisão de oito pessoas.

Neste primeiso semestre, o crime apresentou redução em Rondonópolis, na comparação com o mesmo período do ano passado. “ A Polícia Civil realizou planejamento operacional para o desenvolvimento de outras ações ao longo deste ano mo combate a esta modalidade criminosa”, pontuou o delegado Santiago Sanches, titular da Derf de Rondonópolis.

Via | PJCMT   Foto | Divulgação
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta