Em vídeo, o pré-candidato a Deputado Federal explica os erros na concessão e convida a população para participar do abaixo-assinado ‘A Rodovia que mais mata’

O ex-vereador de Cuiabá e pré-candidato a Deputado Federal, Felipe Wellaton (Republicanos), lançou no último dia 26, um abaixo-assinado pedindo o fim da concessão da Rota do Oeste na BR-163. Em vídeo publicado nas redes sociais, o pré-candidato mostra em detalhes todo o histórico que envolve a concessão e porque a Br-163 se tornou a rodovia que mais mata. O objetivo do documento é sensibilizar o presidente Jair Bolsonaro (PL) para o fim do contrato de concessão.

A empresa é comandada pelo grupo OTP (Odebrecht Transport) desde 2014, quando venceu a licitação para administrar a rodovia. Com os casos de corrupção e a prisão do então presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, durante a Operação Lava Jato, todos os pedidos de financiamento feitos pela empresa em bancos públicos foram negados.

“A concessão da BR-163 está quebrada. A Odebrecht tinha previsto um investimento inicial de R$ 2,4 bilhões nos primeiros cinco anos, mas com todos os escândalos de prisões e crimes, acabou sem nenhum financiamento”, afirmou Felipe Wellaton, ex-vereador e pré-candidato a Deputado Federal.

O vídeo também evidencia que a licitação foi um negócio que não beneficiava o erário público. 50% das obras seriam arcados pelo Governo Federal e os outros 50% com financiamento público, além da cobrança de pedágio por 30 anos. “Um negócio de mãe para filho”.

Para Wellaton, o número crescente de acidentes fatais na rodovia é consequência dessa  gestão do Grupo Odebretch.  “Já se passaram oito anos e nenhum trecho da BR-163 foi duplicado. Isso é um absurdo, só gera mais mortes todos os dias”, acrescentou Wellaton.

De acordo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), um levantamento apontou que a BR-163 é a rodovia que mais mata em Mato Grosso. Ainda segundo a Confederação, em 2021, o número de mortes no trecho atingiu a marca de 223 no estado.

Já segundo as informações disponibilizadas, a Rota do Oeste já soma mais de R$ 140 milhões em multas impostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e uma dívida que ultrapassa 1 bilhão de reais.

Em abril de 2021, a Rota do Oeste chegou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo com a saída da Odebrecht do comando acionário da concessionária de forma amigável.

No registro publicado nas redes, o pré-candidato revela o caminho legal para que aconteça o fim da concessão. “É importante que as pessoas cobrem o fim da concessão imediatamente, por isso criamos esse abaixo assinado. Nossa ideia é mobilizar o máximo de pessoas para sensibilizar o nosso presidente”, finalizou.

O abaixo-assinado segue disponível em uma página criada exclusivamente para recolher as assinaturas: www.arodoviaquemaismata.com.br.

Via | Assessoria
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