Uma operação da Polícia Civil investiga um esquema de garimpo ilegal de ouro na cidade de Nova Guarita, a 667 km de Cuiabá. A região fica dentro da Amazônia Legal, em uma Área de Preservação Permanente (APP).

Três balsas foram incendiadas pelos fiscais do meio ambiente durante a operação.

As embarcações ficavam atracadas ao longo do córrego Batistão, utilizando bombas de sucção para extração ilegal de minérios.

Além do garimpo, também foi identificado o desmatamento ilegal, gerando degradação ao meio ambiente, poluição do solo e da água.

Balsas foram queimadas durante operação — Foto: Dema

Balsas foram queimadas durante operação — Foto: Dema

Conforme os fiscais, cerca de 80% do município foi desmatado em função do comércio de madeira e plantação de pastos.

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente começou as investigações após denúncias anônimas terem sido recebidas por meio do Disque Denúncia 197.

As ações de inteligência da Polícia Civil em parceria com a Delegacia de Polícia de Guarantã do Norte e Diretoria de Inteligência, duraram cerca de 90 dias.

As investigações apontaram que na região ocorria a prática de delito ambiental, sendo constatado que pessoas faziam a exploração ilegal do solo, utilizando balsas.

Durante a operação, foram realizadas busca e apreensões que resultaram na apreensão de armas de fogo e munições; substâncias análogas ao produto químico mercúrio que eram jogados no rio; cuias para limpeza de ouro; quatro balanças de precisão; embalagens com descrições que remetem ao comércio ilegal e clandestino de ouro; motosserra e redes utilizadas para pesca predatória.

Via | Assessoria   Foto | Sema
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)