Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram nesta quarta-feira (18) a autorização para que o governo do estado contraia empréstimo de até U$ 40 milhões. Os recursos serão tomados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Banco Mundial.

Os recursos da instituição financeira sairão do programa Pró-Gestão, que empresta dinheiro aos estados para investimentos em melhoria da administração da receita, fiscal e patrimonial.

Agora, a solicitação para tomada do empréstimo passará por avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Senado Federal, já que a União é a garantidora da negociação junto à instituição internacional.

Na justificativa para a tomada do empréstimo, o governo disse que, desde 2017 conseguiu saltar da nota C para a avaliação A em capacidade de pagamento, devido ao equilíbrio fiscal das contas públicas.

O governo disse ainda que espera uma redução no custo da folha, melhoria na arrecadação e redução de custos com alugueis e licitações.

O projeto de lei foi aprovado com votos contrários dos deputados Valdir Barranco e Lúdio Cabral, ambos do PT, Ulysses Moraes (PTB), Delegado Claudinei (PL) e Faissal Calil (Cidadania).

Via | G1   Foto | JLSiqueira / ALMT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)