O dia 13 de maio de 1888 foi marcado pela promulgação da Lei Áurea e após 134 anos na manhã desta sexta-feira (13) foi o momento de promover o debate e reflexões com quase 400 alunos de escolas municipais durante evento organizado pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis no Casario.

Os alunos de diversas idades são das escolas municipais José Antônio da Silva e Frei Milton Marques da Silva, assistiram apresentações culturais com danças de raiz negra e cantiga do Quilombo trabalhada de forma pedagógica e palestra de forma lúdica voltada para público infantil.

As crianças também participaram de uma roda de conversa, lanche e apreciaram exposição de obras de arte na galeria do Casario com tema sobre a abolição da escravatura que está aberta durante o final de semana para a comunidade visitar.

Esse primeiro evento de debate com as escolas aconteceu graças a uma parceria do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Rondonópolis (Compir) vinculado a Secretaria de Promoção e Assistência Social com as secretarias de Cultura e de Educação.

De acordo com o presidente do Compir, Wagner dos Santos, o evento cumpriu com os objetivos de promover e potencializar o diálogo a respeito da promoção da igualdade racial e haverá sequência por meio de um circuito de palestras debatendo sobre a luta racial a ser iniciado nas escolas municipais neste mês e indo até novembro, mês da Consciência Negra.

“Nossa caminhada é conjunta pela construção de uma programação potente de combate ao racismo, trabalho escravo contemporâneo, intolerância religiosa e respeito ao diverso”, comentou Santos.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta