Professora da Unic aponta que mercado de trabalho exige cada vez mais que o candidato esteja capacitado e atento às atualizações
O ritmo dinâmico do mercado de trabalho e a transformação da sociedade estão sempre gerando novas demandas de profissionais com conhecimento específico e atualizado. Na área do marketing, esse dinamismo é um pouco mais acentuado. Recentemente, o setor sinalizou uma tendência que vai além do ambiente digital tradicional com a chegada do metaverso.
Com a promessa de unir o mundo virtual e o real, uma das maiores redes sociais do mundo anunciou sua mudança de nome para ‘Meta’ e assumiu uma nova missão para a companhia: considerado o próximo passo na jornada de conexões sociais, a empresa quer dar vida ao metaverso. Essa tecnologia, que tem como objetivo a criação de aplicativos e ferramentas que promovam uma experiência inovadora na interação social, se apresenta como o futuro das redes sociais e da internet.
Para a coordenadora do curso de Marketing Digital da Unic, Eliane Zanoni, o momento é extremamente propício para a união das tecnologias digitais com as interações físicas, uma das propostas da nova tecnologia. Segundo ele, um profissional atualizado tem acesso a mais e melhores oportunidades, com remuneração atrativa. O cenário já demonstra carência de mão de obra, fazendo com que os cargos ultrapassem os R$25 mil mensais.
“Isso é algo constante no marketing, não é possível atuar e ter acesso a possibilidades sem estar atento às atualizações e, principalmente, buscar preencher as lacunas que se abrem de tempos em tempos. Hoje, por exemplo, o mercado busca, cada vez mais profissionais de marketing que saibam lidar com o metaverso”, comenta a coordenadora.
Como se preparar?
Um dos objetivos da Academia Tech da Kroton, detentora da Unic, é suprir o gap e preparar o profissional para as tendências que surgem a cada momento. Pensando nisso, são oferecidos cursos especializados para capacitar e formar pessoas que desejam atender a demandas específicas e atuais. “Algumas profissões devem surgir com o desenvolvimento do metaverso e várias são contempladas com os cursos, como a arquitetura de dados, cibersegurança e marketing digital, por exemplo”, comenta Eliane.
A professora diz que algumas lições do marketing que devem seguir como premissas nas empresas, para o alcance do sucesso, como: objetivos claros; abertura para testes e experimentos; atenção às tendências; storytellyng, ou boa narrativa, conexão com o público-alvo; e rapidez. “É preciso saber onde se quer chegar, estar pronto para apostar em novas ideias, verificando o que funciona e o que não dá certo, conectando o consumidor ao que está sendo oferecido de maneira inteligente e rápida, na velocidade em que a internet proporciona as mudanças”, explica.
Eliane elenca ainda as profissões que terão destaque, durante a fusão do ambiente virtual e presencial:
- Digital Managers especializados: onde tudo começa, aqui é feita a implementação desse universo nas empresas, além de realizar a supervisão do ciclo das demandas em ambiente digital. Ou seja, a jornada de cada produto/serviço, desde a criação até o acesso ao público;
- Especialista em Segurança Cibernética: a segurança de dados nunca foi tão importante, como atualmente. Profissionais que saibam prevenir situações de invasões e garantem a confidencialidade dos dados de compradores têm grande espaço no mercado;
- Arquitetos do metaverso: os desenvolvedores seguem em alta, desde que a internet passou a fazer parte do dia a dia das pessoas e, consequentemente, das empresas. Em um ambiente que permite a criação de aplicativos, sistemas etc., isso não seria diferente;
- Construtor de Hardware: Quem possibilita a conexão do mundo virtual e o real, por meio de equipamentos;
- Especialista em anúncios: Os profissionais de publicidade e marketing deverão se especializar para os anúncios no metaverso, para que possam atender à nova realidade virtual.
Via | Assessoria Foto | Banco de imagens
(Visited 1 times, 1 visits today)