Professora da Unic aponta que mercado de trabalho exige cada vez mais que o candidato esteja capacitado e atento às atualizações O ritmo dinâmico do mercado de trabalho e a transformação da sociedade estão sempre gerando novas demandas de profissionais com conhecimento específico e atualizado. Na área do marketing, esse dinamismo é um pouco mais acentuado. Recentemente, o setor sinalizou uma tendência que vai além do ambiente digital tradicional com a chegada do metaverso. Com a promessa de unir o mundo virtual e o real, uma das maiores redes sociais do mundo anunciou sua mudança de nome para ‘Meta’ e assumiu uma nova missão para a companhia: considerado o próximo passo na jornada de conexões sociais, a empresa quer dar vida ao metaverso. Essa tecnologia, que tem como objetivo a criação de aplicativos e ferramentas que promovam uma experiência inovadora na interação social, se apresenta como o futuro das redes sociais e da internet. Para a coordenadora do curso de Marketing Digital da Unic, Eliane Zanoni, o momento é extremamente propício para a união das tecnologias digitais com as interações físicas, uma das propostas da nova tecnologia. Segundo ele, um profissional atualizado tem acesso a mais e melhores oportunidades, com remuneração atrativa. O cenário já demonstra carência de mão de obra, fazendo com que os cargos ultrapassem os R$25 mil mensais. “Isso é algo constante no marketing, não é possível atuar e ter acesso a possibilidades sem estar atento às atualizações e, principalmente, buscar preencher as lacunas que se abrem de tempos em tempos. Hoje, por exemplo, o mercado busca, cada vez mais profissionais de marketing que saibam lidar com o metaverso”, comenta a coordenadora. Como se preparar? Um dos objetivos da Academia Tech da Kroton, detentora da Unic, é suprir o gap e preparar o profissional para as tendências que surgem a cada momento. Pensando nisso, são oferecidos cursos especializados para capacitar e formar pessoas que desejam atender a demandas específicas e atuais. “Algumas profissões devem surgir com o desenvolvimento do metaverso e várias são contempladas com os cursoscomo a arquitetura de dados, cibersegurança e marketing digital, por exemplo”, comenta Eliane. A professora diz que algumas lições do marketing que devem seguir como premissas nas empresas, para o alcance do sucesso, como: objetivos claros; abertura para testes e experimentos; atenção às tendências; storytellyng, ou boa narrativa, conexão com o público-alvo; e rapidez. “É preciso saber onde se quer chegar, estar pronto para apostar em novas ideias, verificando o que funciona e o que não dá certo, conectando o consumidor ao que está sendo oferecido de maneira inteligente e rápida, na velocidade em que a internet proporciona as mudanças”, explica. Eliane elenca ainda as profissões que terão destaque, durante a fusão do ambiente virtual e presencial:
  • Digital Managers especializados: onde tudo começa, aqui é feita a implementação desse universo nas empresas, além de realizar a supervisão do ciclo das demandas em ambiente digital. Ou seja, a jornada de cada produto/serviço, desde a criação até o acesso ao público;
  • Especialista em Segurança Cibernética: a segurança de dados nunca foi tão importante, como atualmente. Profissionais que saibam prevenir situações de invasões e garantem a confidencialidade dos dados de compradores têm grande espaço no mercado;
  • Arquitetos do metaverso: os desenvolvedores seguem em alta, desde que a internet passou a fazer parte do dia a dia das pessoas e, consequentemente, das empresas. Em um ambiente que permite a criação de aplicativos, sistemas etc., isso não seria diferente;
  • Construtor de Hardware: Quem possibilita a conexão do mundo virtual e o real, por meio de equipamentos;
  • Especialista em anúncios: Os profissionais de publicidade e marketing deverão se especializar para os anúncios no metaverso, para que possam atender à nova realidade virtual.
UNIC  Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado. De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site. Sobre a Kroton A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site.
Via | Assessoria   Foto | Banco de imagens
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)