Confira as diferenças entre alimentação fitness e saudável e qual é a dieta mais indicada para você.

Os terríveis impactos da pandemia fizeram com que as pessoas adotassem uma noção maior de saúde e buscassem meios para alcançá-la.

No entanto, existe uma confusão generalizada em relação às definições de vida saudável e fitness, bem como os respectivos conceitos de alimentação.

Abaixo, veja a diferença entre as duas categorias.

Alimentação fitness

Uma dieta fitness (ou fit) costuma seguir uma linha restritiva com determinados alimentos e até nutrientes.

Quem segue esse tipo de alimentação corta diversos alimentos das refeições e os substitui por outros. Os objetivos, além da adoção de uma vida saudável, também se focam no emagrecimento e no aumento da massa muscular.

Essas pessoas também vão à academia ou fazem algum outro tipo de exercício físico, treinando diariamente para manter os cuidados com o corpo e a estética em dia.

A famosa dieta low carb, por exemplo, que corta todo e qualquer tipo de carboidrato do menu, pode se encaixar no grupo de práticas fitness.

Desta forma, incentiva com maior entusiasmo – ou unicamente – a ingestão de comidas que sejam ricas em proteínas, como carnes, ovos e vegetais. O intuito é acelerar a perda de peso e deixar os músculos mais fortes.

Dentre os alimentos mais populares em uma dieta fitness, estão:

  • Frango

  • Batata-doce

  • Ovos

  • Vegetais

  • Produtos integrais (arroz, pães, biscoitos)

  • Sementes (chia, linhaça)

  • Oleaginosas (castanhas)

  • Suplementos alimentares (dependendo dos objetivos pessoais de cada um)

  • Whey protein (dependendo dos objetivos pessoais de cada um)

Algumas comidas diferentes também podem fazer parte desse cardápio, como o chamado “bulletproof coffee” – feito com grãos de café, óleo de coco prensado e manteiga sem sal ou manteiga ghee –, que serve para prolongar a saciedade e acelerar o metabolismo.

Outros exemplos: suco de claras, shakes de proteínas, adoçantes naturais, produtos ricos em colágeno, cafeína, vitamina em cápsulas, etc.

Alimentação saudável

A alimentação saudável, por sua vez, consiste em comer de forma variada, balanceada e com menos restrições. Aqui, todos os nutrientes – carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, fibras e gorduras “do bem” – são válidos, necessários e desejados.

Obviamente, assim como na dieta fitness, ainda é preciso eliminar alguns alimentos do dia a dia. Nesse caso, no entanto, apenas comidas gordurosas, industrializadas, com muito açúcar e sódio são as eliminadas.

Utilizando novamente o exemplo de um cardápio low carb, a alimentação saudável não exclui os carboidratos por completo, mas certamente não encoraja seu consumo em excesso.

Resumidamente, esse tipo de dieta permite que todos os tipos de alimentos sejam consumidos, mas de maneira equilibrada. Até mesmo comidas que não são consideradas saudáveis podem ser saboreadas – de vez em quando e com moderação.

Os alimentos mais saudáveis são:

  • Carnes magras (bovina, aves, peixes e frutos do mar)

  • Frutas

  • Verduras

  • Legumes e leguminosas

  • Grãos

  • Cereais

  • Oleaginosas

A preferência é que as refeições sejam compostas por alimentos naturais, sem a interferência de qualquer processo industrial. Isso garante maior conservação dos nutrientes.

Assim, há quem chame esse tipo de alimentação de funcional, já que os alimentos apresentam benefícios à saúde a curto, médio e longo prazo. Essas propriedades incluem a prevenção ou redução dos efeitos de uma série de doenças.

Qual tipo de alimentação é melhor?

Depende muito do objetivo de cada pessoa. Quem deseja ganhar músculos, por exemplo, segue a dieta fitness – pelo menos por um tempo.

Independentemente da escolha, o nutricionista deve ser consultado. Um profissional devidamente qualificado vai saber como orientar os pacientes a seguir qualquer uma dessas alimentações de forma correta, responsável e segura.

Mudar a dieta por conta própria pode ser perigoso, já que muitas pessoas têm a ideia errada sobre o que é comer de forma saudável. Isso se agrava ainda mais por causa dos objetivos de cada um, geralmente relacionados ao emagrecimento.

A vontade de perder peso muito rapidamente faz com que muitos tomem atitudes equivocadas, como passar várias horas sem comer ou adotar uma alimentação exageradamente limitada. Essas e outras práticas podem ser muito perigosas e causar diversos danos à saúde.

Pessoas que fazem ou querem fazer exercícios físicos também devem ser guiadas por profissionais especializados, como educadores físicos. O excesso de atividades ou a prática incorreta podem ser bastante prejudiciais.

Reeducação alimentar para excesso de peso

Quem sofre com o excesso de peso e decide emagrecer deve passar por um processo de reeducação alimentar.

Para que isso seja feito da melhor maneira possível, médicos endocrinologistas e nutricionistas precisam ser consultados.

A dieta indicada vai depender das particularidades de cada pessoa, como condição de peso – sobrepeso, obesidade, obesidade mórbida –, objetivos e possíveis condições de saúde, como intolerância à lactose ou alergias, por exemplo.

No entanto, de modo geral, a alimentação saudável costuma ser a mais adotada para esses casos, com foco especial nos nutrientes mais necessários para cada paciente.

Pessoas que passam por tratamentos para quadros mais graves como balão gástrico, devem seguir à risca as orientações médicas em relação à alimentação saudável.

Isso serve para que seja possível emagrecer de verdade e fortalecer o organismo na busca por mais saúde e longevidade.

Os cardápios, porém, podem ser alterados de acordo com o andamento dos resultados e até mesmo por causa de alguma mudança de meta.

Depois de perder peso, uma pessoa pode querer desenvolver mais músculos. Para isso, a dieta deve ser modificada para atender tais objetivos.

No final das contas, o importante é seguir a alimentação que mais condiz com a realidade de cada pessoa e sempre com a supervisão de um profissional de confiança.

Via | Assessoria   Foto | Freepik
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)